Paramount/Divulgação

Bob Marley: One Love (2024) relembra a vida e a obra de um dos maiores nomes da música popular do século 20 a partir de um episódio decisivo na trajetória do artista jamaicano: o atentado que quase matou o ídolo e alguns de seus colaboradores em dezembro de 1976 em Kingston. A partir desse ponto de partida, o filme biográfico dirigido por Reinaldo Marcus Green busca provar como o maior ícone da história do reggae também lutou ativamente em nome do apaziguamento político e social de seu país.

Quem interpreta Bob Marley (1945 – 1981) no longa é o ator inglês Kingsley Ben-Adir, que encarnou o líder estadunidense da luta pelos direitos civis Malcolm X em Uma Noite em Miami… (2020). Em Bob Marley: One Love, o músico deixa a Jamaica convulsionada depois da tentativa de assassinato que quase matou também sua esposa Rita (Lashana Lynch) rumo à Inglaterra.

Na Europa, ao mesmo tempo em que se consolida como pop star internacional graças a uma grande turnê ao lado do grupo The Wailers e ao lançamento em 1977 do antológico disco Exodus, Marley planeja o retorno a sua terra natal para um grande show cujo objetivo é pacificar os grupos políticos rivais e as sangrentas disputas entre gangues que dilaceravam violentamente a ilha caribenha na época.

Paramount/Divulgação

Produzido pelo músico Ziggy Marley, um dos 12 filhos do cantor e compositor, Bob Marley: One Love segue a cartilha convencional de uma cinebiografia correta, concentrando a história no período central na trajetória do protagonista, entre 1976 e 1978, intercalada por flashbacks que recuperam aspectos biográficos importantes do passado do personagem – como a rejeição na infância pelo pai branco, o namoro com a futura companheira Rita e a primeira vez que o jovem músico iniciante e sua banda, na época ainda chamada The Wailing Wailers, entram em um estúdio para gravar.

Já a trilha sonora explora generosamente o legado musical de Bob Marley, desfilando na tela hinos entoados por gerações de fãs como Get Up, Stand Up, I Shot the Sheriff, No More Trouble, War, Turn Your Lights Down Low, Exodus, Jamming, Concrete Jungle, No Woman, No Cry, Three Little Birds, Redemption Song, Is This Love e o canção-título One Love.

Paramount/Divulgação

A previsibilidade do roteiro e a falta de inspiração narrativa são em parte sublimadas pelas convincentes atuações do casal formado pelos intérpretes Kingsley Ben-Adir e Lashana Lynch. O registro de telefilme biográfico, no entanto, acaba se impondo e reduzindo Bob Marley: One Love a pouco mais do que uma ótima playlist ilustrada por imagens.

Fonte: por Roger Lerina/Matinal

Assista ao trailer de Bob Marley: One Love: