Foto: Rafaela Vargas

Ter uma aparência jovem, pele lisinha e um rosto harmonizado é muito mais que uma questão estética, uma pele saudável e bonita aumenta nossa autoestima e oferece uma melhora na qualidade de vida.

Com o passar dos anos linhas de expressão, rugas e flacidez começam a surgir e é aí que procedimentos como botox e preenchimento entram para minimizar os danos causados pelo tempo.

Apesar de serem confundidos com frequência, os procedimentos são diferentes e as regiões a serem tratadas também.

Conversamos com a doutoranda e mestre em odontologia, Renata Martins, especialista em Harmonização Orofacial para saber um pouco sobre esses procedimentos que estão entre os mais executados no Brasil.

Veja a seguir algumas diferenças entre os dois procedimentos e saiba qual o ideal para você.

Qual a diferença entre botox e preenchimento?
Botox é pra musculatura dinâmica que é onde a gente tem movimentação. Ex: Na testa quando a gente eleva a sobrancelha, que ficam as marcas, quando fazemos cara de brava ficam as marcas entre as sobrancelhas, quando damos um sorriso e os pés de galinhas aparecem, isso é musculatura dinâmica, é onde o botox vai agir. Já os preenchimentos com ácido hialurônico são feitos onde já está estático, ou seja, onde é profundo. Ex: bigode chinês, olheiras. Onde está marcado, profundo, precisa preencher com ácido hialurônico, ele que vai dar volume.

Quais as contraindicações do botox e preenchimento?
Gestantes e lactantes não podem fazer nenhum tipo de aplicação. Pacientes que fazem uso de roacutan só pode ser feito procedimento estético 6 meses depois do término do tratamento. Se o paciente for alérgico a lactose, ovo, não pode usar toxina, exceto algumas marcas, e com relação aos preenchimentos não tem essa questão de alergias.

O que é botox preventivo e quando começar?
O botox preventivo deveria ser realizado após os 18 anos quando começa a aparecer as linhas de expressões. Por exemplo, uma folha de papel, quando amassada fica mais difícil de alisar, uma folha de papel lisa com cuidado já, fica mais fácil de manter, e é isso que acontece no nosso rosto, quanto mais cedo cuidar, menos amassado vai ficar.

Exercícios físicos alteram a duração do botox?
Exercício físico interfere muito na durabilidade do botox porque quem pratica exercícios físicos acaba contraindo mais a musculatura, faz mais força, então o resultado dura menos tempo.

Como escolher um bom profissional?
Para saber como escolher o profissional, deve-se analisar o currículo do mesmo. Se o profissional fez apenas um curso de final de semana ele não é tão bem qualificado quanto um profissional que fez especialização, mestrado, doutorado e quem trabalha mais nessa área.

Mito ou verdade

Depois de aplicar o botox o rosto fica sem expressão?
Mito. Pois a toxina botulínica só vai relaxar a musculatura, mas relaxar de forma natural, dependendo da quantidade que o profissional coloca o rosto fica mais paralisado ou não.

A aplicação do botox dói?
Dói um pouquinho, mas é a picada da beleza. É um minuto de dor, para meses de beleza, então compensa.

Botox alivia a enxaqueca?
Verdade. Alivia tanto a enxaqueca quanto a cefaleia tensional, na verdade não é um tratamento, mas sim uma prevenção.

O botox possui resultado imediato?
Mito. O resultado do botox não é imediato, a musculatura leva 3 dias para iniciar seu relaxamento e tem até 15 dias para ter o relaxamento total.

O preenchimento possui resultado imediato?
Verdade. O preenchimento com o ácido hialurônico tem resultado imediato.

O botox é usado para aumentar lábios?
Mito. O preenchimento labial é feito com ácido hialurônico, responsável por dar volume.

Existe idade para fazer botox e preenchimento?
Verdade. Esses procedimentos são feitos somente depois dos 18 anos.

Somente o rosto pode receber preenchimento?
Cirurgiões-dentistas só podem atuar na região de cabeça e pescoço.

Preenchimento labial é irreversível?
Mito. O preenchimento realizado pela Renata é feito com ácido hialurônico, se o paciente não gostar do resultado, na hora ela consegue reverter.

Botox é a mesma coisa que preenchimento?
Mito. Botox serve pra aliviar e relaxar a musculatura dinâmica. As linhas que com o tempo aparecem na testa, entre as sobrancelhas e os pés de galinhas no canto dos olhos. Preenchimento é para preencher onde já está estático, como o bigode chinês e olheiras. O ácido hialurônico da volume nessas áreas.

Ficha e contatos da Renata:
Graduação em Odontologia, Doutorado em Ciências Biomédicas, Mestrado em Ortodontia, Especialista em Harmonização Facial e Ortodontia, Coordenadora de especialização de HOF na Hodos-Londrina PR, Professora de HOF na Hodos-Brasília DF, Coordenadora da Especialização de HOF na Hodos de Porto Alegre, Professora de Treinamento em Cadáveres Frescos no ITC Balneário Camboriú SC, Proprietária do Instituto Prestes Martins Farroupilha RS, Membro Científico do Canal HOF e Membro Científico da ASSIHOF.

Contato: (54) 9 9950-8545

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here