O poder de fazer o que gostamos

0
616

Em tempos de pandemia, estamos consumidos pela necessidade de sermos saudável. Mas, afinal, o que é ser saudável?

Posso responder com propriedade que isso é particular. Para uns, ser saudável é acordar cedo, tomar um belo café da manhã e partir para um dia de trabalho, para outros, dormir até tarde, trabalhar somente com o que gosta e realizar seus hobbies. Entretanto, com mais propriedade ainda, eu percebo que quando o assunto é ser fisicamente saudável ou fisicamente ativo, as pessoas compreendem isso com o básico cenário de estar dentro de uma sala de musculação, isto é, para eu ser saudável, devo estar matriculado e frequentando a academia.

Muitas pessoas começam a praticar exercício físico e após algumas semanas ou meses desistem pelo fato de não pegarem gosto pela atividade física. Devemos desmistificar essa ideia do corpo saudável e trazer para a nossa rotina e nossos cuidados aquilo que defendemos e acreditamos. Se eu pudesse dar uma dica, seria: façam o que vocês gostam e, caso ainda não descobriram suas preferências para transmutar o estilo de vida e os hábitos com exercícios, explorem até gostar!

Como em todas as áreas, permita-se expandir suas práticas, seja criativo e torne aquilo que caracterizam como “vida fitness” algo prazeroso, você não precisa obrigatoriamente frequentar a academia, a área de atividade física é abrangente e deve ser descoberta. Você pode praticar exercícios ao ar livre, meditar e alongar em diferentes lugares, com companhia, sem companhia, correr, dançar, fazer trilhas, enfim, descobrir, realizar, apreciar e ser saudável à sua maneira. Comece aos poucos, mudanças extremas e repentinas dificilmente são mantidas, inicie com uma a duas vezes por semana, alternando horários, práticas, lugares, naturalmente tudo se tornará um hábito inserido na sua rotina e ficará longe de ser algo fastidioso que deve ser cumprido. Trace metas curtas e fáceis de serem atingidas, o alcance dos seus objetivos fará um estimulo para você não desistir.

Ainda com o papo de propriedade: de todas as pessoas que eu pude aconselhar ou trocar experiências sobre o poder da prática por prazer e não como obrigação, estas são as de mais sucesso e que mais atingem resultados no que se diz respeito à ser saudável através de atividades físicas.

Texto escrito por Abigail Somacal (Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduanda em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico / CREF 027828-G/RS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here