Foto: Madeline Juber recebe da nova presidente, Paula Valduga, uma placa inspirada nas placas turísticas de Caxias do Sul destacando os principais projetos de sua gestão/Divulgação

O Vivacidade, um coletivo multidisciplinar focado em ativações urbanas, fez no início deste mês de abril a segunda mudança no cargo de presidente e no conselho da entidade. A co-fundadora Paula Valduga assume por dois anos, sucedendo Madeline Juber, que esteve à frente do grupo de abril de 2022 a abril de 2024.

Atuando de forma prática desde 2017, o Vivacidade foi formalizado como uma associação privada sem fins lucrativos em 2020, tendo como primeiro presidente o co-fundador Tiago Fiamenghi. A partir dessa gestão, ele vai para o conselho, ao lado de Cristiane Cassol e Emerson De Vargas.

“Esse período à frente do Viva foi desafiador, dado o nível de profundidade e responsabilidade com que tratamos cada assunto, desde os mais simples até os mais complexos. Mas também é recompensador quando cada projeto nasce e validamos, na prática, a entrega de um legado para a cidade e para as pessoas que formam essa grande teia urbana”, afirma Madeline.

Entre as principais ações da sua gestão, destacam-se os projetos Poesia de Rua e Vivacidade Conecta e a mobilização pelo não aumento do tamanho das placas de publicidade nas fachadas dos prédios históricos.

O Vivacidade nasceu do Limpa Caxias, um movimento focado na lei que reduziu as placas, e manter o seu DNA e os seus valores como inegociáveis é a base de todas as suas decisões e atitudes. “O Viva nasceu de um sonho, de uma vontade de ir além da conversa sobre poluição visual proposta pelo Limpa Caxias e entregar mais para a cidade. Tanto quando era tudo mais orgânico, lá no início, quanto após a formalização em entidade, com as gestões do Tiago e da Madeline, foi feito um trabalho sério e comprometido com a população de Caxias do Sul, e eu assumo consciente da responsabilidade de dar seguimento ao que eles fizeram”, analisa Paula.

Co-fundadora ao lado de Tiago, ela acompanhou cada movimento e ressalta que a sua atuação na presidência será feita a partir de bases sólidas, construídas por todos os integrantes que já passaram pelo grupo, e ao lado dos atuais membros. “O Viva é um coletivo, e essa palavra define tudo. Nós entendemos que uma cidade mais viva e mais humana passa pelo envolvimento de todos, por isso, não se trata apenas de uma atuação coletiva entre nós, mas aberta aos moradores de Caxias do Sul, já que a cidade é o nosso quintal em comum. Sempre que foi feito um chamado a eles, recebemos o retorno e isso reforça o tamanho da responsabilidade”, complementa.

Sobre o que vem pela frente, Paula adianta que a segunda edição do Poesia de Rua foi aprovado pelo Ministério Público (MP), que foi também o financiador da primeira, com recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). Em breve, um calendário de ações na Rua Irma Valiera será divulgado.

Foto: Nova gestão do coletivo Vivacidade/Divulgação

 

Composição do Vivacidade para 2024/2026:

Presidente: Paula Valduga

Diretores:
Jessica De Carli
Leonardo Zorzin
Madeline Juber
Patrick Mezzomo

Conselheiros:
Cristiane Cassol
Emerson De Vargas
Tiago Fiamenghi

Quem é a nova presidente
Paula Valduga tem 47 anos, é jornalista, especialista em Jornalismo Digital e
autora de três livros. É apaixonada por histórias de pessoas e considera-se uma
ativista urbana. Acredita que é possível conectar pessoas por meio da
comunicação e, com isso, contribuir para a construção de um lugar melhor
para se viver. No Vivacidade, onde está desde que ele era uma ideia, exerce o
seu idealismo acreditando que se cada pessoa mudar um pouco o mundo ao
seu redor, juntas, elas mudam o mundo todo.