As 190 amostras inscritas na 14ª Seleção de Vinhos de Farroupilha superaram a expectativa da organização do concurso, que era obter número similar ao das últimas edições, entre 170 e 178 amostras. Em relação à primeira edição do concurso, realizada em 2006, a quantidade de produtos é 58% superior. Para a presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Rosane Meggiolaro Cappelletti, essa participação reforça a importância que o concurso tem para as empresas farroupilhenses. “Começamos com 120 amostras e esse crescimento expressivo comprova o quanto a avaliação é relevante para as vinícolas, é parâmetro e motivação para a evolução constante”, destaca.

As amostras foram inscritas por 12 empresas, em 13 categorias, que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tintos e brancos; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural. A avaliação será no começo de agosto, entre os dias 6 e 8, no turno da manhã, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. O trabalho, responsável por premiar até 30% das amostras inscritas em cada categoria, é desempenhado por grupo com cerca de 30 degustadores convidados, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos.

À exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo – que aceita amostras também a granel, em virtude do objetivo de destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscato do país, as categorias avaliam produtos engarrafados, ou seja, já disponíveis no mercado, portanto, a Seleção de Vinhos, configura-se como um importante guia, que identifica ao consumidor produtos de qualidade acentuada e avalizada.

A promoção da 14ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here