O Google Maps é um dos serviços de navegação mais usados atualmente e na última terça-feira (09/01), anunciou um novo recurso que certamente atrairá ainda mais usuários para a sua ferramenta.

Na edição da CES (Cotumer Eletronic Show) de 2024, o Google anunciou que está trabalhando em um recurso que oferecerá aos donos de carros elétricos um serviço de rastreio e exibições de informações da bateria em tempo real através do Google Maps.

O recurso está disponível em carros que possuem o Android Auto, uma interface secundária que funciona no celular do dono do carro. Essa interface se comunica com o Google Maps e projeta recursos como navegação, mídia e mensagens sem fio do smartphone com Android para o display do veículo.

Portanto, os donos de veículos que tiverem o Android Auto receberão em tempo real informações precisas sobre a bateria do seu veículo.

Atualmente, a grande maioria dos veículos elétricos já fornecem informações sobre o estado da carga aos seus condutores.

No entanto, a integração desse serviço com a navegação nem sempre está disponível, e quando está não costuma trazer informações claras.

A novidade do Google Maps vem para melhorar esse serviço, uma vez que nessa nova configuração o Android Auto ignorará qualquer navegação no carro que estiver sendo usada no carro, exibindo apenas o Google Maps.

Sempre que um motorista de carro elétrico configurar um destino de rota no Google Maps, o recurso fornecerá o nível estimado da bateria na chegada até o destino, dará sugestões de paradas para carregamento ao longo do caminho e também fornecerá uma média de quanto tempo levará o carregamento da bateria.

Curtiu esse novo recurso? Ele estará disponível para o grande público a partir dos próximos meses. Mas a estreia oficial com o recurso Android Auto acontecerá no Ford Mustang Mach-E e no F-150 Lightning.

Google integrado adiciona Chrome, Weather Channel aos seus serviços

E tem mais novidades do Google. A empresa também adicionou novos recursos de planejamento de viagem, como o navegador Chrome e o aplicativo Weather Channel ao Google integrado.

Ao contrário do Android Auto, o Google integrado conta com serviços que são integrados ao próprio veículo. Conhecido como “Google built-in”, esse recurso está disponível em veículos com sistema operacional Android Automotive.

O Android Automotive OS é modelado a partir do sistema operacional móvel de código aberto do Google, que roda em Linux. Só que ao invés de rodar smartphones, o Google modificou o programa, para que as montadoras o usassem em seus carros.

Há algum tempo o Google oferece uma versão de código aberto deste sistema operacional para fabricantes de automóveis. No entanto, nos últimos tempos as montadoras têm trabalhado com o Google para criar um sistema operacional Android nativo integrado a todos os aplicativos e serviços do Google e também de terceiros como o Spotify, por exemplo.

As primeiras montadoras de veículos que contaram com o Google integrado em seus modelos foram a Polestar e Volvo. Este ano o serviço se expandirá para marcas como Ford, Lincoln e Nissan.

Segundo o Google, os motoristas de veículos com Google integrado já podem enviar a viagem que planejaram em seus smartphones diretamente para seus carros através do Google Maps. Os carros com Google integrado também já estão recebendo extensões como PBS KIDS, Crunchyroll e o aplicativo Weather Channel.

Vale ressaltar que o recurso é válido tanto para aparelhos com Android quanto iOS.

Um ponto importante, no entanto, é que o usuário não pode acessar o navegador Chrome enquanto o veículo estiver em movimento. O navegador só estará disponível quando o veículo estiver estacionado ou enquanto estiverem carro, no caso de veículos elétricos.