A proposta do projeto de fotografia “Os Invictos” é, junto ao movimento Novembro Azul, marcar a luta contra o Câncer e propor uma atenção maior à saúde integral do homem.
Neste intuito, com o envolvimento dos usuários da Associação, o projeto leva para as ruas a importância da prevenção, por meio de informações sobre o diagnóstico, tratamento e cuidados necessários frente a esse cenário, já que grande parte dos homens não têm o hábito de cuidar da própria saúde.
Durante este mês de novembro a exposição fotográfica será itinerante e ficará exposta em diferentes locais da cidade de Caxias do Sul, confira o cronograma:
De 07 a 14.11 – Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
De 14 a 21.11 – Caxias Plaza Shopping
De 21 a 30.11 – Recepção da OAB – Subseção Caxias do Sul
Neste ano, o projeto foi realizado na Base Aérea de Canoas, os usuários realizaram a visita ao local e tiveram a oportunidade de tirar foto com uma roupa de voo, cedida pela Base. Além disso, os usuários entraram dentro de um Caça F5 para fazer as suas fotos.
Participaram do projeto os usuários:
Irani Moura Severino, 61 anos
Laudemir da Silva Reis, 53 anos
Mario Homem dos Santos, 62 anos
Carlos Batista Conrado, 74 anos
Wagner Gonçalves de Avila, 39 anos
Adelirio Inácio de Souza, 63 anos Luiz Paulo Alves, 71 anos
Vanderley Ramos de Oliveira, 59 anos
Sobre o Novembro Azul
O movimento Novembro Azul surge em 2003, no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), não se sabe o que causa este tipo de Câncer, tornando-se prioritário adotar medidas de prevenção que reduzam os riscos da doença.
Em sua fase inicial é uma doença silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma, ou quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Desta forma, a realização dos exames preventivos, como a dosagem do PSA e toque retal tornassem fundamentais para a detecção da doença.
Sobre Aapecan
Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é entidade que não visa lucro, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que, atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Atualmente, conta com 14 unidades de atendimento e 11 Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.