
Em um movimento que reforça a valorização de suas raízes e da memória coletiva, a Câmara de Vereadores de Nova Roma do Sul instituiu oficialmente o Tortéi Frito como Prato Típico do município, na quarta-feira, 10 de dezembro de 2025. A decisão, fundamentada no reconhecimento histórico e na relevância cultural do alimento, eleva a massa à condição de símbolo da culinária novaromense.
A oficialização do prato acontece em um momento estratégico: a cidade se prepara para a 15ª edição da La Prima Vendemmia, a tradicional festa que celebra os 30 anos da abertura oficial da vindima na Serra Gaúcha.
Do Tortello Italiano à identidade local
A história do tortéi, ou tortello, remonta às tradições italianas trazidas pelos imigrantes que colonizaram a Serra Gaúcha no final do século XIX. Originário da Lombardia, o prato de massa recheada (tradicionalmente com abóbora no Brasil) sempre foi um símbolo de partilha, cuidado e convivência comunitária nas famílias camponesas.
Em Nova Roma do Sul, município profundamente marcado pela imigração, o preparo superou a condição de receita doméstica. Com o passar do tempo, a tradição se reinventou, e a versão frita do tortéi ganhou identidade própria e um sabor inconfundível, sendo aperfeiçoada ao longo das gerações e integrando-se, inclusive, como prato típico nas festas dos clubes de mães.
Festival inédito celebra a adaptação histórica e marca o início de uma nova tradição
Para celebrar essa importante conquista, o tortéi frito será a estrela de um evento especial: o 1º Festival do Tortéi Frito, que ocorrerá dentro da programação da La Prima Vendemmia 2026, nos dois finais de semana da Festa. O Festival reforça o protagonismo de Nova Roma do Sul na preservação de sua cultura gastronômica, projetando o tortéi frito como um potencial atrativo cultural e turístico.
Entre os sabores de tortéi frito, destacam-se: o tortéi frito com molho tradicional: carne de gado e galinha; tortéi frito com molho de salame; tortéi frito com molho branco, queijo e bacon; tortéi frito vegano: com molho branco e queijo. E para quem não resiste a um docinho, nesta edição haverá o tortéi frito de maçã com coco e canela e, claro, o tortéi frito de uva.
“Esse reconhecimento para o tortéi frito vem pelo significado cultural que ele carrega. Ele representa a herança dos imigrantes, a capacidade de adaptação ao novo território e a cultura alimentar como elemento de identidade e memória. No nosso dia a dia, no nosso trabalho o tortei frito é o carro chefe. Ele também está nas comunidades, no encontro do cenáculo e na festa de réveillon. E o festival vai unir tradição e criatividade. Será um momento único de valorizar nossa cultura e apresentar o que temos de melhor,” destaca Morgane Vanessa Marin.

Há 30 anos abrindo a vindima na Serra Gaúcha, a La Prima Vendemmia unirá sabor, tradição e alegrias
A 15ª edição da La Prima Vendemmia, com o tema “Há 30 anos abrindo a vindima na Serra Gaúcha”, acontece de 30 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026 (sempre às sextas, sábados e domingos) no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, no Centro. Além do Festival do Tortéi Frito, a La Prima Vendemmia valoriza os costumes locais com uma programação completa:
- Cultura: Filó cênico e apresentações artísticas.
- Tradição: Jogos coloniais e distribuição de uvas.
- Turismo: Passeios turísticos e gastronomia típica.
- Negócios: Feira agrícola, agroindustrial e multissetorial.
A Festa também é um símbolo de resiliência, reafirmando o espírito de união da comunidade – o mesmo que reconstruiu a histórica Ponte Nossa Senhora de Caravaggio após as enchentes de 2023. A programação completa está disponível em www.vendemmia.tur.br/atracoes.