O roteiro turístico Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, será palco entre 9 e 13 de agosto da Setimana Dela Cultura Taliana, programação especial que homenageia os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Promovida pela Associação Caminhos de Pedra, a iniciativa oferece atividades gratuitas que destacam a língua, a cultura e o legado deixado pelos primeiros imigrantes na região.
Neste sábado (09), a partir das 13h, ocorre na Casa da Memória Melrin a abertura da Setimana Dela Cultura Italiana. Na ocasião, terá o lançamento do livro bilíngue, portugês/talian, “Layla e a Uva”, da escritora Eliane Tonello. Voltada ao público infantojuvenil, a obra resgata o imaginário das férias na casa dos avós, em uma narrativa que entrelaça sonho, memória e identidade. Tonello é psicóloga, compositora, pesquisadora e membro de diversas academias literárias no Brasil e América Latina.
Na sequência, às 14h30, o Grupo de Dança Juvenil Caminhos de Pedra se apresenta, seguido pela apresentação musical de Marco Antônio e Banda, às 15h.
Na segunda-feira, 11 de agosto, a programação segue com a Oficina de Talian ministrada pela professora Mirna Madalosso para alunos da EEEF Nossa Senhora da Salette. Às 19h30, a Celebração da Palavra em Talian, conduzida pelo diácono Eduardo Cantelli, será realizada na Igreja São Pedro.
Encerrando a semana, no dia 13 de agosto, haverá mais uma oficina de Talian, desta vez na EMEF General Rondon. Às 19h30, a Casa da Memória Merlin recebe a exibição do filme Nanetto Pipetta, baseado na obra do Frei Aquiles Bernardi. Narrado em dialeto vêneto e legendado, o filme retrata a saga de um jovem camponês em busca de uma vida melhor no Novo Mundo, simbolizando os desafios enfrentados pelos imigrantes italianos.
A organizadora do evento, Mirna Madalosso, destaca de como o evento expressa um sentimento de preservação da Língua Talian.
“Essa semana tem intuito de desenvolver ações históricas, culturais e linguísticas na comunidade com a finalidade de promover o resgate da Língua Talian, valorizando a cultura dos imigrantes italianos. Ainda tem por finalidade despertar na comunidade a necessidade de valorização da cultura local, através do resgate da história, língua e cultura enfatizando os 150 anos de história da imigração italiana”, enfatiza Mirna.
Para o secretário de Cultura e presidente da Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana, Evandro Soares, a Setimana é uma homenagem à força e permanência do Talian na vida da comunidade:
“O Talian se tornou um dos maiores símbolos praticados na nossa região. Ele fala diretamente ao modo de ser, ao jeito de viver dos descendentes de imigrantes italianos. É um patrimônio que nos orgulha e que representa uma importante ferramenta de desenvolvimento humano.”
A Setimana Dela Cultura Taliana é uma realização da Associação Caminhos de Pedra, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves e faz parte do calendário oficial do município das comemorações dos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
Programação:
Sábado, 09 de agosto
Casa da Memória Merlin
13h – Lançamento do livro bilíngue (português/Talian) Layla e A Uva, de Eliane Tonello
14h30min – Apresentação do Grupo de Dança Juvenil Caminhos de Pedra
Segunda-feira, 11 de agosto
Escola Salete, Barracão
Oficina de Talian com a professora Mirna Madalosso
19h30min, na Igreja de São Pedro: Missa em Talian, com o Diácono Eduardo Cantelli
Quarta-feira, 13 de agosto
Escola General Rondon, Barracão
Oficina de Talian com a professora Mirna Madalosso
19h30min, na Casa da Memória Merlin: Sessão de Cinema. Filme: Nanetto Pipetta.