Semana da Consciência Negra de Caxias do Sul tem programação voltada à valorização da cultura afro-brasileira

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Secretaria de Proteção Social e Segurança Pública de Caxias do Sul realiza de 17 a 23 de novembro a Semana da Consciência Negra, com uma série de atividades que abordam temas como empoderamento, saúde mental, autoestima, valorização da cultura afro-brasileira e enfrentamento ao racismo. A programação é aberta ao público e contará com palestras, exposições, workshop, cine debate e feira de mulheres empreendedoras negras. O evento tem como objetivo fortalecer o debate sobre as desigualdades raciais e celebrar a contribuição da população negra na formação social, cultural e econômica do país.

A abertura oficial será no dia 17 de novembro (segunda-feira), às 13h30, no saguão do 3º andar do Centro Administrativo Municipal, com a Solenidade de Abertura da Semana da Consciência Negra e a inauguração das exposições “Semeando Resistências”, da Associação Criança Feliz, tendo como responsável a pedagoga Felomena Silva, e “Referência”, do artista Carlos Eduardo Rosa.

Na sequência, haverá a palestra “Autoestima e saúde mental da população negra”, com a psicóloga Thayara Heitich Pedro, servidora pública, mestra em Ciências da Saúde e doutora em Desenvolvimento Socioeconômico.

Para o coordenador de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, Clever Santos, a Semana da Consciência Negra é uma oportunidade de reflexão e valorização. “Mais do que um momento de celebração, esta é uma semana de conscientização e aprendizado. Queremos reafirmar a importância da presença negra na história e no presente de Caxias do Sul, reconhecendo talentos, saberes e trajetórias que inspiram a construção de uma sociedade mais justa”, destaca Clever Santos.

Prêmio Teixeira Nunes

Ainda no dia 17, às 18h, o Sindiserv será palco da cerimônia de entrega do Prêmio Teixeira Nunes, com apresentação do grupo Lanceiros Negros, coffee break e espaço KS Cachos dedicado ao cuidado com cabelos crespos e cacheados.

Neste dia serão homenageadas com o Prêmio duas personalidades escolhidas por voto popular – Felomena da Silva Santos e Jane Denise Alves. Felomena é professora e educadora social, com 24 anos dedicados à formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Jane é líder comunitária e ativista social de grande desempenho em sua comunidade.

Também receberá o Prêmio, Jacqueline Andrades, assistente social, palestrante e líder de comitês voltados à educação e equidade racial, reconhecida por sua atuação em projetos de letramento racial e empoderamento feminino. Ela foi escolhida pelos conselheiros do Conselho Municipal da Comunidade Negra, COMUNE, que é realizador do Prêmio.

Entre os destaques da programação está o evento “Minha Beleza, Minha História”, que ocorre no dia 18 de novembro (terça-feira), das 8h30 às 11h30, no Auditório do Centro Administrativo Municipal.

A Semana da Consciência Negra conta com o apoio de KS Cachos, Sindiserv, SMC, Querer, Bem Viver, COMUNE, MNU, Lanceiros Negros, Grupo Mulheres do Brasil, Instituto Imo-Arandu, Associação Criança Feliz e Destake Placas e Letreiros todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Programação Completa

Solenidade de Abertura da Semana da Consciência Negra
Data: 17/11 (segunda-feira)
Horário: 13h30 às 15h30
Local: Saguão do 3º andar do Centro Administrativo

Programação:
Apresentação cultural
Solenidade de abertura da Semana da Consciência Negra
Abertura das exposições: “Semeando Resistências”, da Associação Criança Feliz e “Referência”, de Carlos Eduardo Rosa
Palestra “Autoestima e saúde mental da população negra”, com a psicóloga Thayara Heitich Pedro, servidora pública, Mestra em Ciências da Saúde e Doutora em Desenvolvimento Socioeconômico.

Prêmio Teixeira Nunes
Data: 17/11 (segunda-feira)
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório do Sindiserv

Programação:
Solenidade de entrega do prêmio
Apresentação do grupo Lanceiros Negros
Coffee break
Espaço KS Cachos com cuidados para cabelos crespos e cacheados

Minha Beleza, Minha História
Data: 18/11 (terça-feira)
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Auditório do Centro Administrativo Municipal

Programação:
Palestra sobre Empoderamento Negro com Fernanda Landim
Workshop Autoestima e Cuidado com Cabelos Crespos e Cacheados com Kelle Durães de Araújo, da KS Cachos

Cine Debate – Filme “Razões Africanas” Dirigido por Jefferson Mello
Data: 19/11 (quarta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia – Centro de Cultura Ordovás
Mediação: Núcleo Querer

Feira Mulheres Negras Empreendedoras
Período: de 17 a 29 de novembro
Local: Térreo do Centro Administrativo Municipal