Foto: Desfile Projeto Amplificador/Crédito Antônio Valiente
Foto: Desfile Projeto Amplificador/Crédito Antônio Valiente

A Fundação Marcopolo está entre os vencedores da 15ª edição do Prêmio Brasileiro de Design – BDA (Brasil Design Award). Em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (15), em São Paulo, o Projeto Amplificador foi destaque prata na categoria Design de Impacto Social – Prosperidade. A premiação afirma os propósitos da Fundação, criando ações educativas e culturais para Caxias do Sul.  O motorhome Nômade da Marcopolo também foi destaque prata em Design de Produto.

O Projeto Amplificador teve duas edições, em 2022 e 2024, com foco em jovens de 8 a 17 anos da Escola Marcopolo de Criatividade. Ele promoveu oficinas de moda, música, dança, audiovisual e artes como ferramentas de transformação social. A designer Julia Webber foi cocriadora e diretora artística do projeto e a coordenação foi do rapper e escritor Chiquinho Divilas. 

Em 2024, o destaque foi a moda, que trabalhou resíduos têxteis da fabricação de ônibus da Marcopolo em processos de upcycling, design sustentável e ciclo de vida dos materiais. As criações foram apresentadas em um desfile-show realizado em 25 de outubro do ano passado na Escola Ester Justina Troian  Benvenutti, no bairro Fátima, transformando a rua em palco cultural e envolvendo a comunidade local como público e participantes do casting. Nesse contexto, a proposta evidencia que o design pode ser ferramenta de regeneração social e urbana, com impacto mensurável na vida de pessoas e territórios.

Entre os atributos de que levaram o projeto à lista de finalistas estão os aspectos econômicos,  ao capacitar jovens em práticas de design sustentável e uso de resíduos têxteis com potencial de gerar renda; sociais, por fortalecer autoestima e protagonismo juvenil em contextos de vulnerabilidade; além do viés cultural e ambiental, ao ressignificar resíduos têxteis automotivos em peças de moda autoral e transformar ruas em palcos comunitários.

Luciano Balen, gerente da Fundação Marcopolo, destaca a importância desse reconhecimento nacional pelas ações já desenvolvidas: “Nossa tarefa é desenvolver na juventude o senso de criatividade e coletividade. Essa turma viverá desafios que ainda não sabemos bem como irão suceder: novas profissões, tecnologia alterando o cotidiano, novas formas de organização de grupos e da sociedade. Se oferecermos as ferramentas e prepararmos seus corações e mentes com repertório e coragem, seguramente terão um futuro belíssimo em nossa cidade”.

Foto: Maurício Castilhos, diretor da Fundação Marcopolo, Luciano Balen, Gerente da Fundação, Daiane Luza, Especialista em Responsabilidade Social da Fundação Marcopolo, e Julia Webber, diretora Artística e cocriadora do Projeto Amplificador/Crédito Acervo Fundação Marcopolo

O Prêmio Brasileiro de Design – BDA é organizado pela ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design e afirma um ano produtivo para a Fundação Marcopolo, com ações relevantes para a transformação de Caxias do Sul numa cidade educadora. Em 2025 foram feitas várias ações neste sentido, tais como a inauguração da Biblioteca Parque Fundação Marcopolo e realização de mais um Simpósio O Futuro Que Queremos, a abertura de cursos para a comunidade, além da participação na COP 30.