
Novembro é o mês em que Bento Gonçalves intensifica as ações de valorização da cultura afro-brasileira e de reflexão sobre igualdade racial. A programação do Mês da Consciência Negra 2025, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, reúne uma série de atividades que unem arte, educação e cidadania, com o propósito de combater o racismo, celebrar a ancestralidade e promover o respeito à diversidade.
Com uma agenda que se estende por todo o mês, a Fundação Casa das Artes, a Rua Coberta, o Centro Cultural 20 de Novembro e outros espaços da cidade recebem uma programação diversificada, com exposições, shows, festival cultural, apresentações teatrais, saraus de poesia, bate-papo literário, rodas de capoeira e manifestações da cultura urbana.
A programação iniciou na segunda-feira (03) com a exposição “Faces da Miscigenação”, de Pablo Tepouven do Rosário, no hall da Fundação Casa das Artes, e segue até o fim do mês com diversas atividades que promovem o diálogo entre cultura, história e identidade.
Uma das grandes novidades deste ano é o festival “Black Bento”, que acontece no dia 20 de novembro — feriado nacional do Dia da Consciência Negra. “O evento nasce para afirmar, celebrar e visibilizar a presença, a herança e as expressões da cultura negra em Bento Gonçalves. Sua programação reúne rodas de capoeira, batalhas de hip-hop, samba, blues, ritmos afro, exposições e outras manifestações culturais, propondo um olhar transformador sobre o papel da arte como instrumento de empoderamento, combate ao racismo, à intolerância e à marginalização, além de reforçar o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e plural”, destaca o secretário de Cultura Evandro Soares.
Entre os destaques da programação estão também os shows de duas grandes representantes da música negra no Rio Grande do Sul: Luciara Batista e Trio, no dia 06/11, e Loma Pereira, com o espetáculo “Loma Solaris – Preta Gaúcha”, no dia 12/11, ambos na Fundação Casa das Artes.
O espetáculo teatral “Contos de Ananse”, nos dias 17 e 18/11, leva às escolas e ao público reflexões sobre ancestralidade, oralidade e imaginação. Além disso, o Sarau de Poesia, Tardes Culturais com o Circula Hip Hop (dias 15, e 29/11) e atividades Culturais Ecoar de Saberes (dias 18 e 26/11) movimentam o Centro Cultural 20 de Novembro e o bairro Zatt, com apresentações de ML MC’s e Original Raikiri.
A realização da programação do Mês da Consciência Negra de Bento Gonçalves é da Secretaria Municipal de Cultura com apoio de Secretaria Municipal de Educação, Fundação Casa das Artes, Sesc Bento Gonçalves, Biblioteca Pública Castro Alves, Conselho Municipal de Política Cultural, Conselho Municipal de Povos de Matriz Africana, Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Movimento Negro Raízes, Abadá Capoeira BG, Instituto Estadual da Música e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
PROGRAMAÇÃO
De 03 a 20 de novembro
Exposição “Faces da Miscigenação” – Pablo Tepouven do Rosário
Local: Hall da Fundação Casa das Artes
06/11 – Sesc Música
Show: Luciara Batista e Trio
Horário: 20h
Local: Fundação Casa das Artes
11/11 – Oficina de Preservação do Patrimônio Histórico da Umbanda
Anahi Cardoso Miranda
Horário: 19h
Local: Biblioteca Pública Castro Alves
12/11 – Gira Musical – Show “Loma Solaris – Preta Gaúcha”
Horário: 20h
Local: Fundação Casa das Artes
13/11 – Oficina de Preservação do Patrimônio Histórico da Umbanda
Horário: 18h
Local: CMAPA – Secretaria Municipal de Educação
15/11 – Tarde Cultural
Sarau de Poesia e Circula Hip Hop
Horário: 15h
Local: Centro Cultural 20 de Novembro
17/11 – Peça teatral “Contos de Ananse”
Horário: 15h
Local: Escola Municipal de Tempo Integral São Roque / UCS
18/11 – Peça teatral “Contos de Ananse”
Horário: 9h e 14h30
Local: Fundação Casa das Artes
Atividade Cultural Ecoar de Saberes
Horário: a partir das 14h
Local: Centro Cultural 20 de Novembro
20/11 – Festival Black Bento
Shows | Roda de Capoeira | Hip Hop | Samba | Ritmos Afro | Exposição
Horário: a partir das 14h
Local: Rua Coberta
26/11 – Atividade Cultural Ecoar de Saberes
Horário: a partir das 14h
Local: Centro Cultural 20 de Novembro
27/11 – Bate-papo sobre o livro “Registro da Cor”
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural 20 de Novembro
29/11 – Tarde Cultural
Circula Hip Hop
Horário: a partir das 14h
Local: Bairro Zatt
30/11 – Roda de Conversa
Horário: 16h
Local: Centro Cultural 20 de Novembro