Geral

Museu da Cultura Hip Hop RS lança campanha 'Sul Global: Hip Hop Brasil'

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Museu da Cultura Hip Hop RS – localizado em Porto Alegre e primeiro da América Latina, com mais de 30 mil visitas em apenas um ano – acaba de lançar a campanha nacional “Sul Global: Hip Hop Brasil” para reunir itens que contem a história do hip hop do país.

O projeto surgiu da internacionalização do Museu da Cultura Hip Hop RS a partir da parceria com o Museu Nacional da Colômbia. A “Nación Hip Hop: Colombia al ritmo de una cultura” esteve em cartaz no Museu do Hip Hop em Porto Alegre, de dezembro a março, e em contrapartida uma exposição daqui irá para a Colômbia no próximo ano.

“A participação de hip hoppers de todo o Brasil é essencial para levarmos essa cultura em toda a sua essência e diversidade não só para a Colômbia, mas por todo o mundo. Essa parceria com o Museu Nacional colombiano é o primeiro passo desta iniciativa”, explica Rafa Rafuagi, fundador e coordenador do Museu do Hip Hop.

Como participar da campanha Sul Global: Hip Hop Brasil?

Para participar da construção coletiva proposta pelo “Sul Global: Hip Hop Brasil”, basta doar um ou mais itens que possam contribuir para a memória do Hip Hop. “Seja um disco, um flyer, uma peça de roupa ou qualquer outro registro. Toda doação será fundamental para essa troca cultural”, afirma Fúlvio Dickel, museólogo do MUCHRS.

As doações para o acervo do Museu do Hip Hop RS devem ser feitas mediante o preenchimento do formulário da campanha – disponível aqui.

Como visitar o Museu da Cultura Hip Hop RS?

Localizado na Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Museu fica aberto para visitação de terça-feira à sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Neste período, é possível optar por visitas agendadas ou livres. 

As visitas agendadas acontecem duas vezes ao dia, às 9h e às 14h, sendo destinadas a grupos de até 50 pessoas. Para marcar uma visita basta acessar o formulário de agendamento – clique aqui. Toda visita agendada é guiada por mediadores que conduzem o grupo com explicações sobre as mostras em cartaz.

As visitas livres são abertas ao público, não sendo obrigatório agendamento. Nesta modalidade, caso o interessado deseje ser guiado pelos mediadores, basta chegar ao Museu no horário em que se iniciam as visitas agendadas para participar junto ao grupo do dia. Mais informações sobre programação através das redes oficiais do Museu da Cultura Hip Hop RS.

Sobre o Museu da Cultura Hip Hop RS

Inaugurado no ano do cinquentenário do hip hop no mundo, o Museu da Cultura Hip Hop RS é o primeiro na América Latina dedicado ao movimento. Com um espaço de quatro mil metros quadrados, o Museu é uma iniciativa coletiva da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, e objetiva o fortalecimento de outros estados brasileiros para criação de museus, organizando uma rede capaz de construir o Museu Brasileiro da Cultura Hip Hop nos próximos cinco anos. O complexo reúne cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop gaúcho. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, conta com salas expositivas, atelier de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, estúdio musical, multipalco e a Quadra Petrobras. O Museu da Cultura Hip Hop do RS tem financiamento da Lei Rouanet, patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Instituto Neoenergia e Budweiser Zero. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.