Geral

Município de Garibaldi homenageia pioneiros da antiga Colônia Conde D’Eu

Foto: Garibaldi, em 1912, fotografada por Alvaro da Costa Franco, pai do historiador Sérgio da Costa Franco
Alvaro da Costa Franco / Acervo de Sérgiuo da Costa Franco
Foto: Garibaldi, em 1912, fotografada por Alvaro da Costa Franco, pai do historiador Sérgio da Costa Franco Alvaro da Costa Franco / Acervo de Sérgiuo da Costa Franco

A Comissão dos 150 anos da Imigração Italiana, em parceria com a Prefeitura de Garibaldi, está promovendo uma ação especial em homenagem aos primeiros colonizadores que se estabeleceram na região. Como parte das comemorações alusivas à data no Rio Grande do Sul e na antiga Colônia Conde D’Eu, foi elaborada uma relação de sobrenomes dos imigrantes pioneiros, abrangendo o período inicial da imigração até o ano de 1900.

O objetivo da iniciativa é prestar uma homenagem às famílias que ajudaram a construir a história local, quando o território ainda era denominado “Colônia Conde D’Eu”, até a emancipação que deu origem à “Villa Garibaldi”.

A história do município

Criada em 24 de maio de 1870, por decreto do então presidente da Província do Rio Grande do Sul, Dr. João Sertório, a Colônia Conde D’Eu abrangia uma área de 46.754,40 hectares. Seus limites incluíam, ao norte e a oeste, a Colônia Dona Isabel, ao sul, a colônia particular de Teutônia e terras de Santos Pinto e a partir de 1877, o distrito de Montravel, anexado à região. Atualmente, este território compreende os municípios de Garibaldi, parte de Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Imigrante, Santa Teresa e Coronel Pilar.

Para a elaboração da relação de sobrenomes, foram consultadas diversas obras bibliográficas, entre elas:

  • Rovíllio Costa, Luis Alberto De Boni, Nilo Salvagni, Élyo Caetano Grison – As Colônias italianas Dona Isabel e Conde D´Eu (1999);
  • Migot Aldo Francisco – História de Carlos Barbosa (1989);
  • Lucian Mauro – Boa Vista do Sul na ponta do lápis (2003);
  • Possamai Osmar J. – História do Município de Coronel Pilar (2006).

A comunidade é convidada a participar desta homenagem, verificando se o sobrenome de seus antepassados imigrantes consta na lista. Dessa forma, cada contribuição auxiliará na finalização do levantamento, valorizando ainda mais a memória coletiva da imigração italiana no Estado.

Para saber se nome/sobrenome de sua família está na lista, basta acessar o documento abaixo e para adicionar nomes/sobrenomes, entre no link.