
Cercado de expectativa, o monumento ‘Legado de Esperança’ aguarda sua apresentação à comunidade, agendada para ocorrer a partir das 9h15 do p´roximo sábado, 13 de dezembro, em solenidade que integra o encerramento da programação bento-gonçalvense alusiva às comemorações do sesquicentenário da imigração italiana no RS em 2025.
Já instalada na Praça das Rosas (Praça Rui Lorenzi), em Bento Gonçalves, local simbólico onde desembarcaram os primeiros colonizadores que chegaram da Itália para desbravar a região, a obra promete emocionar o público com o retrato de um casal de imigrantes, esculpido em pedra basalto pelo artista Paulo Jocemar Miranda.
Idealizado para valorizar as origens e a memória coletiva, o monumento é resultado de um projeto em andamento desde 2023, capitaneado por um comitê composto por Dorvalino Sonaglio e Família (Marli D. Sonaglio, Patrícia D. S. Scarton e Lesandra D. S. Dalla Costa); pelo Circolo Friulano da Serra Gaúcha, presidido por Lisete Furlan Canabarro; pelo Circolo Trentino di Bento Gonçalves, representado por Sandro Giordani; pelo grupo União de Imigrantes Trevisani Nel Mondo de Bento Gonçalves, presidido por Valter Ricardo Moro. A iniciativa tem, também, a correalização da Prefeitura de Bento Gonçalves e da Comissão Executiva dos 150 anos da Imigração Italiana em Bento Gonçalves, além do apoio de patrocinadores da iniciativa privada.
A solenidade de inauguração do monumento ‘Legado de Esperança’ tem acesso gratuito e será seguida por outras atrações temáticas, entre elas apresentação do espetáculo Raízes de Bento Gonçalves – Famíglia Trentina di Santo Antão e Circolo Trentino di Bento Gonçalves, do tenor Dirceu Pastori e do coral Os Canarinhos de Bento Gonçalves, além de feira de artesanato e filó (atrações sujeitas à alteração por conta das condições climáticas).

Serviço:
O quê: Inauguração do monumento ‘Legado de Esperança’
Quando: 13 de dezembro (sábado), às 9h15
Onde: Praça Rui Lorenzi (Praça das Rosas), em Bento Gonçalves
Quanto: acesso gratuito