Geral

Monumento em homenagem à solidariedade é inaugurado em Bento Gonçalves

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Obra foi confeccionada pela artista visual Karem Poletto Jacobs e tem, aproximadamente, cinco metros de altura

Na terça-feira (08), ocorreu na Praça Achylles Mincarone, bairro São Bento, em Bento Gonçalves, a inauguração do terceiro monumento à solidariedade nos eventos climáticos ocorridos em Bento Gonçalves em maio de 2024. Confeccionada pela artista visual Karem Poletto Jacobs, a obra, com aproximadamente cinco metros de altura, é composta por materiais como ferro e aço, onde a base representa as montanhas rasgadas, fendidas, e, o topo, as mãos, as pessoas, a união, a reconstrução. No momento, o aço tem um tom amarelado, mas com o tempo vai ficar cada vez mais marrom, com a intensidade da ferrugem, semelhante à cor da terra.

Em seu pronunciamento, Karem agradeceu a confiança no trabalho de eternizar o fato que foi tão tenso para a comunidade de Bento Gonçalves. “Todos se empenharam de construir o que foi perdido, o que a natureza levou. Foi um trabalho por tudo que envolveu, onde todas as pessoas tiveram importância. Cada um atuou como pode: subindo o morro, resgatando as pessoas, abrindo caminhos, dando suporte a todas as forças de segurança, de assistência social, de saúde, enfim, a representação é de uma força coletiva que auxiliou na reconstrução”.

O monumento de Karem Poletto Jacobs integra a outros dois, localizados em Faria Lemos, feito pelo escultor Sílvio Klima, e em Tuiuty, realizado pelo escultor Mauri Menegotto.