Os preparativos para a grande festa do livro e da leitura, que ocorre de 15 a 26 de outubro, na Via Del Vino, está a pleno vapor. Na segunda-feira (08), a Comissão Organizadora da Feira do Livro anunciou a Escritora Homenageada da 40ª edição. A honraria foi para a professora de Anos Iniciais e escritora Marta Sassi. Sua trajetória reflete o comprometimento com o público infantojuvenil, tendo publicado três obras, além de ser uma encantadora contadora de histórias.
Surpresa e emocionada, Marta expressa seu sentimento de fazer parte da história da Feira.
“Quando eu cheguei aqui, para uma reunião no Gabinete do Prefeito, não tinha noção do que estava por acontecer. Estou muito feliz com a condecoração. É um desafio e uma grande responsabilidade de promover e incentivar o livro e a leitura em todas as idades e ser representante desta missão fala diretamente a minha trajetória como contadora de histórias e autora. O município pode contar comigo sempre: a leitura precisa ser o motor da busca da vida e dos conhecimentos”, enfatiza.
Sua estreia na literatura ocorreu em 2008, com uma publicação interna no Colégio Scalabriniano Medianeira chamada “Lagarbela”. Após um hiato de mais de dez anos, Marta lança, em 2021, “Maria achava interessante”, e, em 2024, “Vime”, escrito em português e no dialeto italiano Talian. Das suas histórias, emergem temas como meio ambiente, emoções, família, artesanato, reaproveitamento de materiais, tecnologia, valores e princípios básicos universais Vale ressaltar que todas as publicações foram de forma independente.
Marta pertence àquele grupo de pessoas que transborda de narrativas. A necessidade para passar para o papel veio de encontro a sua profissão docente: de criar e desenvolver outras formas de abordar os assuntos.
“Fui sentindo que o envolvimento e o interesse eram maiores por parte dos meus alunos, além de ser um processo criativo muito rico. Eu precisava oferecer algo diferente do que estava no livro didático. Para mim, escrever e contar andam juntos. Preciso pensar de que maneira preciso envolver o leitor, aquele determinado público”, comenta a escritora.
Marta entrou para a vida acadêmica nos idos de 1998 quando começou a cursar Pedagogia. Completa em 2025, 20 anos dedicados ao ensino dos Anos Iniciais na rede pública e particular. Atualmente, é diretora da EMI Recanto Alviazul, localizada no bairro São João, desde 2022, além de realizar contações de histórias em diversos educandários de Bento Gonçalves.
A Comissão da Feira do Livro é composta por representantes das seguintes instituições: Fundação Casa das Artes, Marli Cristina Tasca Marangoni e Adriana Razia; Secretaria Municipal de Cultura, Evandro Vinicius Manes Soares; Biblioteca Castro Alves: Paula Porto Gauterio, Elisa Lentes e Monique Gonçalves Vidal; Secretaria de Educação, Andreza Peruzzo Silmara Argenton, Carla Rita Carvalho Carlesso e Thaís Regina Prates; Sistema Fecomércio/RS – SESC/SENAC, Cristina Rasera e Guilherme Krema; 16ª Coordenadoria Regional de Educação, Iraci Luchese Vasques.