“Minha família em tons de rosa” será autografado nesta quarta-feira (14), em Caxias do Sul
Com foco na temática da exclusão familiar de LGBTs, a ativista trans Cleo Araújo lança nesta semana seu primeiro livro. “Minha família em tons de rosa” (Ed. Literando, 182 p.) terá sessão de autógrafos na quarta-feira (14), às 19h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul/RS. O lançamento será acompanhado de cinedebate com exibição de um documentário sobre a Casa de Acolhimento da ONG Construindo Igualdade, espaço que já acolheu mais de 200 pessoas expulsas de casa por conta de sua identidade de gênero ou orientação sexual.
“O maior problema que nós, comunidade LGBT, enfrentamos hoje é a exclusão familiar. Infelizmente, a família é o primeiro lugar que nos discrimina. E esse livro nasce da minha experiência no trabalho de acolhimento da ONG, com muitas histórias que vi e vivi de perto. A ideia é poder ajudar pessoas LGBTs no início da transição e também seus familiares, que precisam entender que, acima de tudo, somos seus filhos e filhas”, resume a autora.
O livro estará à venda por R$ 100. Todo o valor arrecadado será revertido para a construção de uma sede própria para a ONG Construindo Igualdade, de Caxias do Sul. A entidade fundou, em 2021, a primeira Casa de Acolhimento para LGBTs no Sul do Brasil. Além de moradia temporária, o espaço oferece assistência psicológica e jurídica por meio de profissionais voluntários, além de cursos de capacitação profissional.
“Nosso objetivo é vender 2 mil exemplares do livro e, com isso, arrecadarmos o valor necessário para dar entrada em um imóvel próprio para a ONG. Hoje, nós temos um custo de aluguel muito alto, que acaba impedindo que possamos ampliar nossos serviços de acolhimento e assistência”, ressalta Cleo.
Mais informações sobre o trabalho da ONG Construindo Igualdade e de Cleo Araújo podem ser conferidas nos perfis do Instagram @ongconstruindoigualdade e @cleoaraujooficial.
Serviço
:: O que: lançamento do livro “Minha família em tons de rosa”, de Cleo Araújo, e cinedebate com exibição de documentário sobre a ONG Construindo Igualdade.
:: Quando: nesta quarta-feira (14), às 19h.
:: Onde: na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo), em Caxias do Sul/RS.
:: Quanto: livro à venda por R$ 100; toda a renda será revertida para a construção da sede própria da ONG Construindo Igualdade.
Sobre a autora
Cleo Araújo tem 45 anos e mais de duas décadas dedicadas ao ativismo LGBTQIA+. Natural de Rio Branco, no Mato Grosso, mora em Caxias do Sul há mais de 20 anos e foi a primeira mulher trans a se formar em Direito na Serra Gaúcha, em março de 2023. Também já foi premiada com o Troféu Mulher Cidadã Caxiense, entregue pela Câmara de Vereadores a personalidades locais que se destacam na luta pelo protagonismo feminino.
Sobre a ONG
A ONG Construindo Igualdade é uma entidade sem fins lucrativos de Caxias do Sul (RS) que iniciou suas atividades em 2003, a partir da necessidade de organização da comunidade LGBTQIA+. Dirigida por uma comissão de pessoas LGBTs, tem como missão combater qualquer tipo de discriminação e violação de direitos humanos em função da orientação sexual ou identidade de gênero, atuando para garantir o direito à cidadania plena e à livre expressão. Possui um histórico de atuação com pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas convivendo com HIV e AIDS, por meio de ações de assistência social, advocacia, educação, cultura e acolhimento.