
O Instituto de Leitura Quindim marcará presença na 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), um dos eventos mais relevantes da literatura brasileira, que ocorre entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, na cidade histórica de Paraty (RJ). O presidente do Instituto, o escritor Volnei Canônica, e o vice-presidente, o ilustrador Roger Mello, integram a programação oficial a convite de importantes instituições e curadores do cenário literário nacional.
A convite da curadora Verônica Lessa, os representantes do Instituto participam nesta quinta-feira, dia 31 de julho, das atividades realizadas no tradicional Colégio Cembra. Às 13h30, Volnei Canônica participa da mesa Literatura e Inclusão, ao lado da escritora e ativista Andrea Viviana Taubman, com mediação de Verônica Lessa. Em seguida, às 15h, Roger Mello conduz o encontro O universo da ilustração de Roger Mello, também com mediação de Verônica Lessa, oferecendo ao público uma imersão em seu trabalho premiado e reconhecido internacionalmente.
No dia 1º de agosto, a convite de Diogo Borges, do Departamento Nacional do Sesc, Volnei e Roger também estarão no Sesc Santa Rita, no espaço Café Literário. Às 11h, Volnei participa da mesa Mediação de leitura: afetos e transformação, ao lado de Ana Carolina Silva, com mediação de Elisabete Veras. Às 15h, Roger Mello se junta à ilustradora Paty Wolff no debate Narrativas visuais para todas as idades, mediado por Diogo Borges, reforçando a potência das imagens na formação leitora.
Já no dia 2 de agosto, Volnei Canônica participa da programação da Casa da Estante Virtual, a convite do head da plataforma, André Palme. Às 12h, ele integra a conversa Adote uma biblioteca: o poder dos espaços para formação de leitores e leitura, ao lado de André Palme e do secretário municipal de cultura do Rio de Janeiro, Lucas Padilha. A mediação será feita pela jornalista Gabriela Mattos.
“A participação do Instituto de Leitura Quindim na Flip reforça o compromisso com a democratização da leitura, a valorização da literatura infantil e juvenil e o papel das bibliotecas como espaços transformadores”, afirma Volnei Canônica.
A edição de 2025 da Flip homenageará o multifacetado Paulo Leminski (poeta, prosador, tradutor, músico e publicitário) reconhecido por obras como Catatau, que revolucionaram a literatura brasileira do século 20.
A programação completa da 23ª Flip você confere no site https://flip.org.br/.