Gabriel Elias Josende é uma das novas vozes do cenário literário de Bento Gonçalves e região. Sua estreia na literatura foi em 2019, quando lançou as poesias de “Três quintos”, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, quanto tinha 22 anos. E não parou mais. Prolífico, já tem uma obra que conta com nove títulos, sendo o último integrando o circuito de lançamento da 40ª Feira do Livro.
“A Alquimia das Horas” traz sua vertente literária de contos que veio na esteira da plaquete “I love you, Charlie” que acendeu a se aventurar neste gênero literário. Pertencente ao realismo fantástico ou mágico, Josende oferece ao leitor narrativas curtas e permeadas de situações que beiram o surreal, o inverosímil, testando a percepção dos seus personagens e dos lugares. Como por exemplo sobre uma senhora que tem uma casa onde trabalha mais de vintes pessoas para a sua manutenção, mas atrás de uma porta habita um segredo. Ou quando investiga as motivações do porque um determinado local não consegue estabelecer raízes comerciais.
No novo livro, Josende amplia seu escopo de temas abordando questões relativas ao consumismo, a morte, crises de idade, exploração do trabalho e LGBTQIA+. Aos 29 anos, apresenta uma escrita mais madura, fruto de sua fome e sede pelas palavras e seus sentidos. Autocrítico, “A Alquimia…’ passou por revisões e reescritas, tendo inicialmente trinta contos. Na versão final, ficaram 19, com diz o próprio escritor, não dialogavam com a estética ou ainda não estavam prontos.
Do reino poético às breves narrativas, tem-se um artista de espírito inquieto, sempre explorando novos projetos. Atualmente, atua no ramo publicitário e está cursando pós-graduação na área da Literatura. E quando escreve com um cotidiano cheio? Nas horas vagas, por mais minímas que durem. Para o futuro, sempre recriado por Josende em sua profissão de escritor, vai adentrar duas áreas artísticas, teatro, o livro infantil e sonetos. Notícias em breve serão divulgadas.
O lançamento de “A Alquimia das Horas” ocorre no sábado, dia 25 de outubro, na 40ª Feira do Livro, a partir das 13h30, juntamente com “Voltei para buscar meus olhos” de Sabrina Dalbello, Escritora Homenageada na edição de 2022.