
O artista visual Eduardo Vieira da Cunha realiza a exposição Pintura e Fotografia, 50 Anos de Pesquisa, uma retrospectiva de sua obra. A mostra será inaugurada neste sábado (6), às 10h30min, na Casa de Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651 – Centro), em Santa Cruz do Sul.
Na década de 1970, Eduardo trabalhou como fotógrafo na sucursal sul de O Globo e, depois, em Zero Hora. Após, passou a se dedicar à pintura, ilustrando, inclusive, a coluna de Paulo Francis, de 1990 a 1997, ano da morte do jornalista, no Segundo Caderno.
E é a essência deste trabalho que está presente na exposição. Nela, Vieira mostra fotos de acontecimentos que marcaram a história do país nas décadas de 1970 a 1990, além de fazer uma homenagem especial para a sua amiga Lya Luft (1938-2021), na mesma Santa Cruz do Sul que é terra natal da escritora.
Além de fotografias, Eduardo, que também é professor titular do Instituto de Artes da UFRGS, mostra também uma série de pinturas suas na exposição.
Pintura e Fotografia, 50 Anos de Pesquisa fica em cartaz até 28 de fevereiro de 2026, celebrando a carreira de Vieira, que foi construída entre Porto Alegre, Rio de Janeiro, Paris e diversas instituições brasileiras e internacionais.
Fonte: GZH