Caxias do Sul apresenta a próxima exposição a ocupar a Galeria Gerd Bornheim. “Arte Glocal: entre o global e o local” estará em cartaz de 04 de abril a 02 de maio de 2025, com entrada gratuita. Composta por obras da Pinacoteca José Antonio e Hieldis Martins, a mostra apresenta uma seleção de artistas cujos trabalhos têm reconhecimento global devido à qualidade e à potência estética. O conceito “glocal” resulta da fusão entre as palavras “global” e “local”, refletindo as novas dinâmicas de interação na contemporaneidade. O curador responsável pela exposição é Jacks Ricardo Selistre.
No contexto desta exposição, “local” refere-se ao Estado do Rio Grande do Sul. Embora alguns artistas não sejam originários da região, foi aqui que consolidaram suas carreiras e estabeleceram laços. O termo “glocal” aplica-se à produção desses artistas porque suas obras são simultaneamente locais e globais. Criadas neste espaço, elas transcendem fronteiras geográficas e dialogam com o sistema artístico internacional ao combinar estratégias locais com uma linguagem universal.
A arte glocal permite trocas e intercâmbios entre diferentes contextos, transformando realidades e conectando-se tanto ao espectador local quanto ao circuito global. Para o público da região, as obras podem evocar elementos da cena artística local, mas essa percepção se dá pela familiaridade. Em outros lugares do mundo, as mesmas obras se inseririam harmonicamente, demonstrando sua capacidade de adaptação a diferentes contextos culturais. Assim, a arte aqui produzida não se restringe ao local: o global torna-se local, e o local, global.
Serviço:
Exposição “Arte Glocal: entre o global e o local”
Abertura: 03 de abril, às 19h
Período de visitação: 04 de abril a 02 de maio de 2025
Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, Casa da Cultura, Rua Doutor Montaury, 1333, Caxias do Sul
Entrada gratuita
Classificação Livre