A avaliação periódica feita pelo Ministério da Educação classificou o curso de bacharelado em Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul com nota cinco. Essa é a melhor pontuação de acordo com os critérios do MEC. A graduação, criada em 2011, é a única na modalidade presencial na Serra Gaúcha.
Para a coordenadora, professora Silvana Boone, o resultado alcançado é o reflexo de uma conjunção de esforços daqueles que estão envolvidos com a rotina das aulas. “A avaliação valida tudo o que é feito no curso, em todas as instâncias, desde o plano ideal, que é o Projeto Pedagógico, em toda a dimensão didática, o corpo docente, a qualidade profissional manifestada e a infraestrutura, que contempla os espaços de atuação específica e institucional. Mas o mais importante é que a participação dos estudantes nesse processo reforça o compromisso que temos com o ensino da arte e o que ela representa para a sociedade”.
O bacharelado em Artes Visuais da UCS surgiu a partir da licenciatura na área, que completou 60 anos em 2024, sendo um dos primeiros cursos da Universidade.
Por fim, a coordenadora ressalta o empenho de quem colabora para a evolução da graduação. “Meu agradecimento aos colegas professores, gestores, equipes que trabalharam direta e indiretamente nesse processo avaliativo e aos nossos estudantes, pois eles são o motivo real de termos a arte como objeto de estudo, de ensino e de produção. Que possamos seguir fazendo o melhor”.