Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Comitê Organizador do Concurso Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul se reuniu na quarta-feira (12.11) para avaliar a Edição 2025 do certame e fazer a prestação de contas. O contou com a presença dos representantes de vinícolas Douglas Santini, Evandro Lovatel, Fernando Milani, Luis Rossatto, e Márcio Sirtoli; além dos servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) Alexandra Della Giustina Baldisserotto, Leandro da Rosa e Paulo Roberto Dullius. O Concurso, que é promovido todos os anos desde 1998, está na 28ª edição.

Além de analisar dados, balanço financeiro e investimentos em publicidade, o comitê também discutiu a proposta de um novo evento voltado ao marketing das vinícolas. “Em maio deste ano realizamos uma palestra sobre o tema, em parceria com a Agência Sacramento Brandmarketing, que atua junto ao comitê pelo terceiro ano consecutivo, pois esta sempre foi uma das maiores demandas do segmento. Agora, planejamos um evento com maior duração e novos temas voltados à promoção dos produtos das cantinas caxienses, além do enoturismo”, explica o engenheiro agrônomo da SMAPA, Paulo Roberto Dullius. A ideia é promover o evento em abril ou maio de 2026, após a safra da uva.

A Edição 2025 contou com 39 vinícolas inscritas. Em setembro, durante evento de premiação no Salão de São Romédio, foram entregues 15 Troféus Grande Ouro, 96 Ouro e oito Prata, além do Troféu Pipa Destaque e da premiação inédita La Traversata – 150 Anni, inspirado na travessia dos imigrantes pelo Oceano Atlântico (veja link abaixo). O número de amostras (385) foi um recorde na história do Concurso. Na avaliação do Comitê, o aumento é consequência da ótima safra e da criação de novas categorias no concurso. A degustação às cegas ocorreu em julho, envolvendo 29 especialistas reconhecidos no mercado.

A 28ª edição alcançou equilíbrio nas contas. As receitas vieram de patrocínios, inscrições de amostras e venda de ingressos para o jantar dançante de premiação – todos com números superiores aos do ano passado. “Mais uma vez o saldo foi positivo e permite que o concurso seja promovido independente de recursos públicos. Todas as ações do comitê visam única e exclusivamente à maior promoção do segmento vitivinícola caxiense”, destaca o empresário Fernando Milani.

REVINSUL – Antes da reunião do comitê foi realizada uma Assembleia da Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), com eleição de nova diretoria (veja abaixo). O grupo debateu a participação na Festa da Uva e em outros eventos de grande porte, como Expointer. “Queremos dar continuidade ao trabalho realizado pelos que nos antecederam, sempre com muita dedicação, projetando inovações como modernização da identidade visual, novas feiras e eventos, visando à redução de custos para as cantinas, além de iniciativas que possam atrair novos associados e promover o enoturismo”, destaca o empresário Fernando Milani, eleito presidente para os próximos dois anos. Ele sucede Gilda Tisatto no comando da entidade, que foi fundada com apoio da SMAPA para fortalecer o segmento vitivinícola no Município.

Revinsul Gestão 2026-2027

Presidente – Fernando Milani (Cantina Milani)

Vice-presidente – Márcio Sirtoli (Vinícola Grutinha/ Vinhos Tradição)

Tesoureiro – Luiz Rossato (Vinícola Rossato)

Secretário – Douglas Santini (Vinícola Santini)