Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A região norte de Bento Gonçalves recebe no Centro Cultural Tuiuty a mostra “Vozes múltiplas”, que faz do projeto cultural liderado pela bibliotecária, produtora cultural Eunice Pigozzo e com curadoria artística da historiadora Dra. Cristine Tedesco. A exibição segue até a próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, e apresenta 15 painéis de tecido ecológico, evidenciando a pluralidade de gênero e suas lutas por reconhecimento e valorização de suas identidades.

Visando a expansão dos seus temas, cada painel representa janelas para a compreensão do conhecimento e dos entendimentos da cartografia multifacetada das mulheres do século XXI. Tudo em diálogo com o despertar da consciência dos direitos das mulheres, de seu corpo e próprias escolhas, às desconstruções patriarcais da subjugação e invisibilidade, sempre com um profundo compromisso ético com àquelas que pavimentaram o caminho. Outras temáticas destacadas são a questão racial, as mulheres indígenas, as mulheres rurais, as mulheres trans, para reforçar as pautas sociais em textos e imagens de 28 mulheres artistas brasileiras que expressam lirismo e atitudes, dores e acolhimentos.

“Proporcionar a reflexão de serem protagonistas, buscar seu propósito, seu lugar no mundo através da literatura e da arte, pois ambas transformam a vida das pessoas. Por menor que seja esse acesso, que possa abrir sendas de lucidez, de compreensão sobre as temáticas relacionadas aos direitos das mulheres” destaca Eunice. Que destaca que a ideia foi “gestada” por alguns anos até a sua concretização.

O circuito da mostra iniciou na Feira do Livro de Bento Gonçalves, seguindo para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves e, a partir de dezembro, aporta no Museu do Imigrante.

A iniciativa é resultado de um projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, com investimento de R$ 50 mil, viabilizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, dentro do Edital nº 01/2024 – Cultura: Aproximar Arte e Vida Através da Construção Coletiva, que também viabilizou a produção da agenda cultural Vozes Múltiplas, que está à venda na Dom Quixote – Livraria pelo valor de R$ 60,00.