Geral

Caxias do Sul abre inscrições para curso gratuito sobre acesso a recursos públicos da cultura

Caxias do Sul abre inscrições para curso gratuito sobre acesso a recursos públicos da cultura

Capacitar Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) para elaboração, gestão e prestação de contas de projetos culturais financiados por editais e leis de incentivo é o objetivo do curso “CTGs em Movimento – acessando os recursos públicos para fomento à cultura”. A formação será realizada de forma presencial, no próximo sábado, dia 24 de maio, das 8h às 18h, no 35 CTG (av. Ipiranga, 5300, Jardim Botânico, Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do preenchimento deste formulário.

Voltado a coordenadorias regionais do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), integrantes e dirigentes de CTGs, e responsáveis pelas áreas culturais, administrativas e de projetos, a capacitação abordará as ferramentas e etapas necessárias para inscrição, execução e prestação de contas de projetos financiados por meio de mecanismos públicos de fomento – como Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e Cultura Viva –, respeitando a realidade administrativa e cultural das entidades tradicionalistas gaúchas. A carga horária da capacitação é de oito horas.

O formulário de inscrição também servirá como instrumento de mapeamento do perfil dos participantes, incluindo questões sobre experiências prévias com editais e captação de recursos, a fim de orientar futuras ações do Movimento Tradicionalista. A realização do curso é do MTG, por meio do Departamento de Projetos, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Fomento e da Coordenadoria do Tradicionalismo Gaúcho.

Confira a programação completa

8h – 8h30 | Credenciamento

8h30 – 8h45 | Abertura oficial

8h45 – 10h | Desvendando os caminhos do fomento cultural: cultura como política pública
Ministrante: Rafael Balle
Ementa: Apresentação do Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Cultura; marco legal do fomento cultural; funcionamento do Pró-Cultura RS; mecanismos diretos e indiretos de financiamento com foco em entidades tradicionalistas.

10h – 10h30 | Fortalecendo as bases: regularização dos CTGs como proponentes de projetos
Ministrante: Clóvis Rocha
Ementa: Documentos e exigências legais para habilitação institucional dos CTGs; Cadastro Estadual de Produtor Cultural (CEPC), certidões, estatuto e boas práticas administrativas.

10h30 – 10h45 | Intervalo

10h45 – 12h | LIC/RS na prática: passo a passo para projetos bem-sucedidos
Ministrante: Alessandro Gomes
Ementa: Elaboração, tramitação e captação de projetos via LIC/RS; estrutura do projeto; contrapartidas; parcerias com empresas; cases de sucesso no meio tradicionalista.

12h – 13h30 | Intervalo para almoço

14h – 15h30 | Oportunidades diretas: FAC/RS como financiamento à cultura gaúcha
Ministrante: Igor Fattori
Ementa: Compreensão de editais do FAC/RS; critérios, rubricas, execução e prestação de contas; especificidades para cultura popular e CTGs; leitura crítica de editais.

15h30 – 15h45 | Intervalo

15h45 – 17h | Novos horizontes: Cultura Viva e PNAB para o tradicionalismo gaúcho
Ministrante: Adriane Minervino
Ementa: PNAB e Política Nacional Cultura Viva; como CTGs podem acessar esses mecanismos; análise de editais federais e relatos de experiências.

17h – 18h | Encerramento e rodada de dúvidas