
O prédio conhecido como Casa Amarela, o primeiro bem tombado de São Francisco de Paula, teve o restauro iniciado na sexta-feira (14), com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC-RS). A Casa Amarela é símbolo da memória urbana e afetiva de São Chico. Construída no início do século XX, abrigou por décadas a sede da Prefeitura e foi destinada à Cultura em 28 de novembro de 2024, data de seu tombamento como patrimônio municipal.
A primeira etapa da restauração contempla pesquisa histórica, levantamentos técnicos, diagnósticos de danos e a elaboração do projeto de restauro para o novo uso. São ações essenciais para o objetivo de transformar o prédio no primeiro Centro Cultural do município, que deverá abrigar atividades de arte, memória e educação.
“Estamos iniciando uma nova fase para o patrimônio histórico da cidade. A Casa Amarela representa a materialização das políticas culturais do município e a parceria com empresários e a produção cultural da comunidade é poder realizar com a certeza de que estamos no caminho certo ”, afirma Rafael Castello Costa, secretário de Turismo e Cultura de São Francisco de Paula.
O trabalho será conduzido por equipe multidisciplinar, com a pesquisa histórica feita pela Movimento Curadoria e Projetos Culturais, especializada em patrimônio cultural, sediada em Igrejinha, e o restauro tem como responsável a empresa Magda Brodbeck Arquitetura e Restauro, de Três Coroas. Ao longo do trabalho, a comunidade será convidada a participar de Roda de Conversa sobre a futura ocupação e a gestão do novo espaço. A previsão é que a etapa seja concluída em agosto de 2026, abrindo caminho para as obras de restauração física do prédio.
A LIC-RS permite que empresas destinem parte do ICMS devido para apoiar projetos culturais aprovados pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O projeto “Casa Amarela – Etapa 1, o primeiro Centro Cultural de São Francisco de Paula” foi selecionado no Edital LIC RS – Patrimônio e Espaços Públicos de Cultura (no 11/2025). Empresas interessadas em participar ainda podem contribuir com o projeto.
A realização da primeira etapa do restauro da Casa Amarela é uma iniciativa do projeto Memórias de São Francisco de Paula, que atua desde 2019 em ações culturais da cidade, com coordenação da jornalista Lúcia Pires.


