O município de Carlos Barbosa vive um 2025 histórico com a celebração do sesquicentenário de três importantes imigrações que tomaram parte de sua formação. Completam 150 anos de estabelecimento em terras barbosenses as imigrações italiana, suíço-valesana e polonesa.
A imigração italiana direcionou-se à região a partir de 1875 para ocupação de lotes da colônia Conde d’Eu, que abrangia a atual sede do município de Carlos Barbosa e sua parte oeste; mas também na área leste, em localidades que pertenciam à antiga colônia Santa Maria da Soledade.
A etnia italiana é a predominante em Carlos Barbosa, com descendentes de imigrantes das regiões do Vêneto, Lombardia, Trento, Friuli e Piemonte levando adiante diversos aspectos daquelas culturas, entre as quais dialetos e gastronomia.
A imigração suíço-valesana, originária do cantão do Valais, de fala francesa, estabeleceu-se especialmente entre as comunidades de Santo Antônio de Santa Clara Baixa e Santa Luiza.
Os poloneses tiveram como “berço” no Rio Grande do Sul a comunidade barbosense da Primeira Seção de Castro, onde ergueram a capela em honra a Nossa Senhora da Saúde, que passou a ser conhecida como “Capela dos Polacos”.
Todos estes movimentos são amplamente registrados em históricos compilados por historiadores e acadêmicos, especialmente dos autores Aldo Francisco Migot, Adonis Valdir Fauth e Alberto Vitor Stawinski.
“Carlos Barbosa é uma comunidade privilegiada pelo contexto histórico formado por diversas etnias e nós temos a honra de celebrar os 150 anos de três desses importantes movimentos. Convidamos os barbosenses a acompanhar os eventos que marcam essa história e reconhecer a importância da pluralidade cultural que sempre levou nossa cidade rumo ao desenvolvimento”, diz o diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari.
Lançamento de selo e programação alusiva
Para marcar os aniversários históricos, a Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, lançaram na tarde da última segunda-feira, dia 05 de maio, um selo alusivo e um calendário de atividades como apresentações artísticas e instalação de placas alusivas.
O lançamento aconteceu em coletiva de imprensa na sala de reuniões do gabinete e contou com participações do prefeito Everson Kirch, vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, secretários municipais e representantes de associações como o presidente da Associação Trevisani nel Mondo, Gustavo Brandelli; presidente da Associação Recanto Bergamasco, Claci Lussani, presidente da Associação Suíço-valesana do Brasil, Neusa Maria Gedoz; representante da comunidade Brasileiro-polonesa do Brasil, Nelson Zelbrasikowoki; e representante da Associação Santa Maria da Soledade, Ingrid Altmann Bender.
Programação alusiva
• 17 de maio – Descerramento de placa alusiva aos 150 anos da imigração italiana
• 24 de maio – Peça teatral “Miseri Coloni dá voz ao silêncio”
• Maio (datas a definir) – Iluminação alusiva no prédio da Estação Férrea; Lançamento do livro Conhecendo Carlos Barbosa-RS; Lançamento local da Rota dos Capitéis
• De 27 de junho a 27 de julho – Estação das Etnias
• 28 de junho – Olimpíadas Coloniais
• 30 de agosto – Festival da Canção 2025
• 7 de setembro – Desfile da Independência
• 25 de setembro – Concerto da Orquestra Municipal
• 18 de outubro – Concurso Senhorita FestiQueijo
• De 21 a 25 de outubro – 33ª Feira do Livro
• Novembro (data a definir) – Descerramento de placa alusiva aos 150 anos da imigração suíço-valesana; Descerramento de placa alusiva aos 150 anos da imigração polonesa.