Foto: Uva BRS Lorena/Divulgação
Foto: Uva BRS Lorena/Divulgação

A Embrapa Uva e Vinho divulgou no último dia 05 de dezembro os vencedores da 1ª Seleção de Vinhos de BRS Lorena, a uva lançada em 2001 pelo Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”, da Embrapa. Entre as vinícolas premiadas estão quatro caxienses (veja abaixo), que conquistaram no total cinco Medalhas de Ouro na Categoria Vinho Branco de Mesa Seco.

A Seleção buscou estimular a melhoria contínua da qualidade, incentivar a competitividade das vinícolas e ampliar a visibilidade dos produtos elaborados com uma uva tipicamente brasileira junto ao consumidor. Além dos vinhos tranquilos (sem borbulhas), frisantes e espumantes, houve participação de outros derivados da uva, como vinhos licorosos e sucos.

Desde seu lançamento, a uva BRS Lorena vem conquistando os viticultores pela produtividade e menor necessidade da aplicação de fungicidas. A variedade também caiu no gosto do público consumidor, devido ao aroma moscatel, que lembra flores e frutas tropicais. Com ampla adaptação ao clima e solo brasileiros, a cultivar BRS Lorena ocupa aproximadamente 500 hectares de vinhedos comerciais, segundo dados do Cadastro Vitícola Nacional (Sivibe), com destaque para os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

“A cultivar é extremamente versátil, sendo utilizada principalmente para a elaboração de vinhos brancos jovens, leves e aromáticos. Também serve de matéria-prima para elaboração de espumantes, frisantes, sucos de uva brancos e vinhos de corte, agregando frescor e tipicidade com sua presença”, destaca Mauro Celso Zanus, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e integrante da Comissão Organizadora da Seleção.

A Embrapa Uva e Vinho é parceira do Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul desde sua primeira edição, em 1998. A  1ª Seleção de Vinhos de BRS Lorena foi promovida pela Embrapa Uva e Vinho, com o apoio de Emater-RS/Ascar, Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do RS (Consevitis), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus Bento Gonçalves), Sebrae/RS e Sicredi Serrana RS/ES.

A Seleção foi realizada entre setembro e dezembro de 2025, com 79 amostras inscritas, de 51 vinícolas de seis estados brasileiros, que participaram em nove categorias.

MEDALHAS DE OURO (produtos premiados)

Categoria Vinho Branco de Mesa Seco

  • Vinícola Arbugeri – Palmeiras Fragmentos
  • Vinícola Grutinha (Vinhos Tradição) – Lote 1
  • Vinícola Grutinha (Vinhos Tradição) – Lote 2
  • Vinícola Lovatel – Vinho de Mesa Branco Seco Lorena
  • Vinícola Rossato – Vinho Branco de Mesa Seco Lorena