
A Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira promove em Bento Gonçalves, de 19 a 21 de dezembro, o Encontro Nacional 2025. O evento irá contar com o fundador da Abadá, José Tadeu Carneiro Cardoso, mais conhecido como Mestre Camisa, um dos grandes símbolos deste esporte cultural, considerado Patrimônio Cultural desde 2008 pelo IPHAN, por meio do Ofícios dos Mestres e da Roda, assim como, as práticas e saberes ancestrais, e desde 2014, pela Unesco.
A Abadá é uma instituição de projeção internacional que salvaguarda os valores e identidade da Capoeira. Em Bento Gonçalves está presente há 15 anos e em comemoração a esta data significativa da disseminação e difusão deste esporte cultural, a organização elaborou uma intensa programação junto ao mestre fundador da Abadá com viés técnico, teórico e prática para os alunos de inclusão e em geral da Escola Abadá, do município, região e do Estado do Rio Grande do Sul. Ainda, o evento vai ter a participação de capoeiristas de cinco estados do Brasil, como de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. A expectativa da organização é de superar os outros anos, com estimativa com 400 atletas e público de 2 mil pessoas.
As aulas de canto, dança e música como Jongo (manifestação cultural afro-brasileira) e Siriá (dança brasileira originária de Cametá, Pará) serão ministradas pela doutoranda em Antropologia Sabrina Manzke, que tem trabalhos desenvolvidos nas áreas da antropologia da dança, antropologia do corpo, corporeidade, estudos do corpo, patrimônio cultural imaterial, manifestações populares e folclore.
“É uma honra Bento Gonçalves receber o fundador da Abadá, Mestre Camisa. Sua trajetória reflete a nossa missão de dar prosseguimento à Capoeira, como filosofia focada na formação ética e cidadã. Estamos muito felizes de oportunizar esse momento histórico para nossos capoeiristas e simpatizantes, assim como para a nossa região, fortalecendo reafirmando o nosso trabalho dentro dos princípios e valores da Capoeira”, destaca Luan Lucas de Barba, o Professor Cordilheira.
O Encontro Nacional 2025 conta com o apoio das Secretarias de Esportes e Desenvolvimento Social, de Cultura e de Turismo.
Programação
19 de dezembro
18h – Curso com o Mestre Camisa para os alunos até Corda Laranja e Azul (local 1)
18h – Aula de Siriá, com a professora Sabrina Manzke – para Graduados, Instrutores, Professores e Mestrandos (local 2)
20h – Curso com o Mestre Camisa para os Graduados, Instrutores, Professores e Mestrandos
20h – Aula de Siriá, com a professora Sabrina Manzke, até a Corda Laranja e Azul
Local 1: Ginásio Municipal de Esportes Darcy Pozza – R. Pres. Costa e Silva, 212 – bairro Planalto
Local 2: Rua Coberta – Bairro Planalto
20 de dezembro
09h – Aulão e Roda do Mês – Local: Praça Via Del Vino – Bairro Centro
14h – Seminário com o Mestre Camisa e Mestres convidados – Tema: Capoeira Abadá – Local: Rua Coberta
16h – Aula de Jongo, com a professora Sabrina Manzke – Local: Rua Coberta
18h – Festival Nacional da Arte Capoeira – Batizado e Troca de Graduações – Local: Ginásio Municipal de Esportes Darcy Pozza
21 de dezembro
09h – Curso com o Mestre Camisa – Local: Ginásio Municipal de Esportes Darcy Pozza