O Projeto Chamre Delas de Caxias do Sul chega à reta final nesta semana com duas atividades: no sábado, dia 24 de maio, às 16h, na Praça Dante Marcucci/Praça da Bandeira, tem aula aberta para entrar no ritmo e, domingo, dia 25 de maio, tem o baile a partir das 16h, no Reffugio Bar. As duas atividades são gratuitas e abertas a quem quiser experimentar os passos desse estilo musical e coreográfico. A iniciativa é realizada através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.
O Charme Delas começou dia 15 de março, com aulas abertas na Praça Dante Marcucci/Praça da Bandeira. Até agora foram oito aulas, com a aula final programada para sábado (24), às 16h, na Praça Dante Marcucci/Praça da Bandeira. Estas atividades são comandadas pelas bailarinas Maria Lilith, Bianca Poletto e Cibele Biasuz Stedile. Todo mundo que quiser experimentar os passos desse estilo de dança e música pode chegar. Já o baile que está programado para domingo (25), no Reffugio Bar, a partir das 16h, terá sets musicais das DJS Jamille, Tati Daros e Camila Cabral. A entrada é franca e livre para tod os os públicos.
Patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro, o charme é uma manifestação musical e coreográfica que põe a moçada para dançar passos sequenciados ao som de ritmos como o soul, R&B, boombap, hip hop e outras variações da black music. Ele também tem um “parentesco” com os bailes funks, sinalizando uma festa coletiva e de adesão de quem estiver afim de requebrar.
A proposta do Charme Delas evidencia as profissionais mulheres, Lgbts, pretas que movimentam a cena, criam e disseminam arte e cultura como profissionais da dança e da discotecagem. Ao mesmo tempo, reafirmam o Reffugio como espaço e empreendimento de uma mulher lésbica e que acolhe as pautas sociais que esse projeto prioriza, defendendo principalmente a comunidade Lgbt.
Serviço:
O que: Projeto Charme Delas
Quando/Onde: Aula aberta sábado, às 16h, na Praça Dante Marcucci/Praça da Bandeira. Baile domingo, a partir das 16h, no Reffugio Bar (Mal. Floriano, 1083).
Quanto: entrada franca