Foto: Retrato de Zezé. Local: Porto Alegre, RS. Data não identificada. Autoria: Barbeitos & Irmão.
Foto: Retrato de Zezé. Local: Porto Alegre, RS. Data não identificada. Autoria: Barbeitos & Irmão.

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, de Caxias do Sul, apresenta a exposição virtual “Raça, arquivos e resistência”, desenvolvida pela equipe de servidores em parceria com o Núcleo Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal da Educação (QuERER/SMED) e o Conselho Municipal da Comunidade Negra de Caxias do Sul (COMUNE). A mostra está disponível permanentemente no site da instituição, na área “Exposições virtuais”.

A exposição é uma atividade complementar da roda de conversa “Letramento racial, o que a linguagem tem a ver com o racismo?”, inserida na programação do Arquivo Histórico Municipal para a 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA). A iniciativa apresenta os olhares e narrativas capturados durante a execução do projeto “Redescobrindo acervos”, iniciado em 2023, que possibilitou à equipe revisitar arquivos preservados, aplicar práticas arquivísticas que evidenciam a pluralidade dos sujeitos históricos e reconhecer como estes participam da construção da cidade de Caxias do Sul.

“Raça, arquivos e resistência” propõe um debate com o público sobre a importância de acervos e arquivos que evidenciem as memórias da população negra, incentivem a produção de narrativas livres de estigmas racistas historicamente construídos e ampliem o acesso a documentos recatalogados. O conjunto de materiais parte da preservação e pesquisa de memórias negras e avança para práticas de educação, difusão e produção artística, contribuindo para a luta por um futuro antirracista.

Organizada no lastro da construção do guia do acervo homônimo ao projeto em desenvolvimento, a exposição mantém como eixos orientadores a valorização do protagonismo negro, o reconhecimento de práticas de revisão e difusão de acervos negros, o respeito pelos conhecimentos ancestrais e a relevância da educação como agente antirracista.

O Arquivo Histórico convida o público a dialogar e participar da construção de uma comunidade mais justa e igualitária, visitando a exposição no link: sites.google.com/view/arquivohistoricojsa