Na segunda-feira, 30 de junho, ocorreu no Rio de Janeiro, a entrega das Medalhas de Ouro da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a qual agraciou 683 alunos de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal.
No evento, o Rio Grande do Sul esteve representado por 76 estudantes, dentre eles, 3 de Bento Gonçalves. São eles: Marco Antônio Grando, da EMEM Alfredo Aveline, Pedro Henrique Lorenseti, egresso da EMEF Prof. Agostino Brun e fazendo o Ensino Médio no IFRS, e João Augusto Zortéa, egresso da EMEF Profa. Vânia Mincarone e, atualmente, cursa o Ensino Médio no Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro. Vale ressaltar que 15 estudantes receberam medalhas de prata e bronze, 6 professores de Matemática e 4 escolas receberam destaque pelo bom desempenho, em Porto Alegre, em 14 de junho.
Bento Gonçalves tem um cenário promissor e relevante, onde a Secretaria Municipal de Educação investiu e ampliou os espaços de incentivo ao ensino da Matemática, capitaneado pelo professor Rafael Zanovelo Perin, estimulando a participação dos alunos da rede pública de ensino e fomentando o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas. Os 3 alunos são medalhistas de outras edições da OBMEP. Cada um está construindo um caminho próprio, onde suas habilidades e competências se destacam na área das exatas, superando os desafios e sendo agraciados pelos seus desempenhos.
João Augusto esteve pela segunda vez e conta um pouco de como foi a experiência. “Eu achei incrível a cerimônia. Um dia, você faz a prova na tua cidade e, quando vê, está no Rio de Janeiro para conhecer pessoas do país inteiro. Sem a OBMEP seria difícil ter essa oportunidade”, frisa. Já Pedro Henrique sente-se integrado. “Foi muito bom participar da Cerimônia Nacional da OBMEP pela segunda vez, me senti muito mais confortável que ano passado. Faz parte da minha história”, destaca. Por sua vez, Marco Antônio esteve pela terceira vez. “A gente encontra pessoas de todo o Brasil, faz muitas amizades. Temos diversas oportunidades, como as palestras que foram muito interessantes e os momentos de jogos”.
A professora de Matemática Bruna Stail da EMEM Alfredo Aveline esteve presente no evento, com auxílio financeiro do Círculo de Pais e Mestres (CPM), representando o educandário, juntamente com o professor Rafael acompanhando os três alunos na cerimônia de premiação e nas atividades. Ele destaca a valorização do empenho e da dedicação deles, dentro de um processo de aprendizagem, interesse e estímulo de desenvolver as habilidades e aptidões no campo das exatas.