Caxias do Sul estará representada nos Jogos Olímpicos da Juventude 2026. Emanuelle Rodrigues (B.Girl Manuzitas) e Renan da Silva Soares (B.Boy Renan), alunos da Fluência Casa Hip Hop, foram aprovados para a Seleção Brasileira Juvenil de Breaking, que representará o Brasil em Dakar, Senegal, em novembro do ano que vem. O anúncio dos nomes foi feito na quinta-feira (10), pela Confederação Nacional de Danças Desportivas (CNDD).
Emanuelle tem 16 anos e treina na Fluência desde 2023. Já Renan tem 14 anos de idade e frequenta a casa há três anos. Ambos são treinados pelo B.Boy Ge Break (Geovani De Gregori), um dos coordenadores da Fluência. “Não deixa de ser uma realização pessoal, também, porque quando eu tinha a idade deles não existiam essas oportunidades. Eu sou apaixonado pelo Breaking, por aprender, por ensinar. Faz 16 anos que trabalho como arteeducador na periferia, porque acredito na potência do Breaking e nas oportunidades que o Hip Hop pode trazer. Esse momento não diz respeito só a esses dois dançarinos selecionados, representa uma esperança para os próximos, uma inspiração para a cena de Caxias”, resume Ge Break.
Emanuelle e Renan são os únicos gaúchos convocados para a Seleção Brasileira Juvenil de Breaking. Além deles, outros 19 B.Boys e B.Girls vão participar dos jogos. A seleção foi feita por meio de vídeos em que os candidatos mostravam uma parte de sua dança. Voltado a atletas de 13 a 17 anos, o processo seletivo mobilizou federações estaduais de todo o Brasil.
A definição dos atletas foi realizada por uma comissão técnica especializada e por uma equipe de arbitragem previamente credenciada. A atuação integrada garantiu maior rigor, diversidade de olhares e imparcialidade na avaliação, levando em consideração aspectos técnicos, comportamentais e parâmetros internacionais de julgamento.
A quarta edição dos Jogos Olímpicos da Juventude será realizada de 31 de outubro a 13 de novembro de 2026, em Dakar, capital do Senegal. O evento contará com 2,7 mil atletas e 25 modalidades esportivas.
Sobre a Fluência
Fundada em julho de 2019, a Fluência Casa Hip Hop é uma associação cultural sem fins lucrativos que atua na promoção da Cultura Hip Hop por meio de ações que mesclam os quatro elementos do movimento: Breaking, Graffiti, DJ e MC. Sua sede está localizada no bairro Santa Fé, na Zona Norte de Caxias do Sul (RS), espaço periférico que pulsa vida, arte e energia. A palavra “fluência” foi escolhida por caracterizar o espontâneo, aquilo que tem fluidez. Em 2021, a Fluência foi reconhecida como Ponto de Cultura pela Lei Cultura Viva (13.018/2014). Em 2023, recebeu o Prêmio Caxias do Sul, reconhecimento da Câmara de Vereadores pelo trabalho desenvolvido no município. Já em 2024, a associação recebeu o Prêmio Cultura Viva – Construção Nacional Hip Hop, do Governo Federal.