O Grupo Cultural Órbita Literária realiza nesta-segunda-feira, o Órbita Cultural edição 468. com o tema “A Loucura dos Normais – Saúde Mental, Controle e Liberdade”. A atividade inicia às 19h30 na Livraria Do Arco da Velha, em Caxias do Sul. A painelista será a psicóloga Jocélia da Cruz de Almeida.
Na ocasião, será analisado o livro “O Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex, um relato jornalístico sobre as violações cometidas no Hospital Colônia de Barbacena (MG), onde mais de 60 mil pessoas morreram entre as décadas de 1930 e 1980. Esta obra denuncia o uso do manicômio como instrumento de exclusão social, internando não só pessoas com transtornos mentais, mas também pobres, homossexuais, mulheres e opositores políticos. Cerca de 70% dos internos não tinham diagnóstico psiquiátrico.
Este livro se articula com a luta antimanicomial ao evidenciar os abusos da lógica manicomial e defender uma política de cuidado em liberdade. Tornou-se um marco na denúncia das práticas desumanas nos hospitais psiquiátricos e na defesa por uma atenção psicossocial baseada nos direitos humanos.
Sobre a Painelista
Jocélia da Cruz de Almeida, formada em psicologia e especializanda de Educação Popular em Saúde pela Angicos – Fiocruz Brasília. Ativista da Luta Antimanicomial e do Movimento Feminista, coordenou o Núcleo de Políticas Públicas e compõe a Comissão Gestora na Subsede Serra do Conselho Regional de Psicologia do RS, foi conselheira municipal de saúde por duas gestões, em uma delas compôs a Mesa Diretora e coordenou a Comissão de Saúde Mental, assessora da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e integrante do Fórum Gaúcho de Saúde Mental Serra
SERVIÇO – Órbita Literária 468
Tema: A Loucura dos Normais: Saúde Mental, Controle e Liberdade
Painelista: Jocélia da Cruz de Almeida
Dia: 19 de maio de 2025, segunda-feira, às 19h30min
Local: Livraria e Café Do Arco da Velha – Rua Dr. Montaury, 1570, Centro, Caxias do Sul – RS