
Conhecida como a Terra Nacional do Espumante e Embaixada do Grostoli, Garibaldi segue em destaque no cenário cultural da Serra Gaúcha. De 12 de janeiro a 12 de março de 2026, o município recebe pela segunda vez a exposição itinerante “Pipa Parade”.
Em sua primeira edição, o projeto cultural transformou as tradicionais pipas (barricas de vinho) que fazem parte do legado da imigração italiana em verdadeiras telas para manifestações artísticas. A proposta une arte, história e enoturismo, celebrando também o início da vindima, período da colheita da uva nas parreiras.
Após o sucesso de 2025, quando mais de 1,5 milhão de pessoas prestigiaram as obras distribuídas pela Serra Gaúcha, o Pipa Parade 2026 amplia significativamente sua abrangência. Nesta edição, serão 18 cidades participantes, além de Garibaldi, estarão recebendo as exposições, Ametista do Sul, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Monte Belo do Sul, Pelotas, Pinto Bandeira, São João do Polêsine (Quarta Colônia), Santana do Livramento, São Francisco de Paula e Vacaria.
Em 2025, o evento homenageou os 150 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul, a edição 2026, celebra o conceito de sinestesia, dará luz ao tema “A Uva Sentida”. Cada obra será composta por barricas que combinam arte visual, texturas e referências gustativas ou sonoras do período de Vindima.
A curadoria é assinada por Anna Mattos, Camila Proto e Daniela Giovana Corso, com gestão e produção artística de Ana Fagundes, sob patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.