
A partir desta segunda-feira (12), o município de Garibaldi recebe pelo segundo ano consecutivo, a exposição artística itinerante “Pipa Parade”. Após o sucesso da edição de estreia, realizada em 2025, o projeto retorna à Capital Nacional do Espumante Brasileiro permanecendo em exibição até o dia 12 de março.
Nesta edição, a exposição apresenta o conceito “A Uva Sentida”, que propõe um encontro entre a tradição vitivinícola e a arte contemporânea. Utilizando as tradicionais pipas, barricas de vinho como suporte artístico, o projeto convida criativos a desenvolverem intervenções que exploram a sinestesia e traduzem, por meio da arte, as sensações vividas durante a Vindima.
Cada obra do Pipa Parade 2026 é composta por barricas que estimulam uma experiência sensorial ampliada, unindo elementos da arte visual, texturas, sons da paisagem local e referências gustativas, evocando memórias, emoções e percepções ligadas ao ciclo da uva e do vinho.
Em Garibaldi, a exposição pode ser conferida em dois pontos: na Vinícola Foppa & Ambrosi, localizada na Rua Buarque de Macedo, no bairro Glória, e no Boulevard Shopping, na Avenida Rio Branco.
Além de Garibaldi, o projeto percorre diversos municípios do Rio Grande do Sul, como Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Pinto Bandeira, Caxias do Sul, Monte Belo do Sul e Porto Alegre, entre outros, totalizando 41 pontos de exibição que integram a rota cultural da exposição.
Obras em exposição em Garibaldi
O Cristal, de Fernando Bertolini
A obra, que está em exibição na Vinícola Foppa e Ambrosi, propõe uma reflexão sobre a origem dos cristais, desde sua formação mais primitiva no interior da terra até os eventos externos que os condensam e lapidam. Assim como ocorre com o vinho, o que permanece dos elementos brutos são vestígios que revelam características marcantes, como notas, cores, indícios de terroir e transformações ao longo do tempo. À primeira vista, pode-se enxergar uma ametista; com uma lupa, a borra do vinho; e, em uma observação microscópica, a estrutura invisível de um cristal fundido, abrindo espaço para múltiplas interpretações.
O Estouro, de Michel Au Hasard
Localizada no Boulevard Garibaldi, a “Festa de fora, festa de dentro” lança um olhar sensível sobre as uvas e as linhas da madeira das barricas, representando a expectativa do momento em que a pipa é aberta e dá início à celebração. As “pipinhas” ainda fechadas abrigam uvas inquietas, curiosas e brincalhonas, atentas à movimentação externa. A narrativa começa com a pipinha verde, onde uvas espiam das sombras; segue para a pipinha rosa, com uvas em fila lideradas pela “Uvona”; e culmina na pipinha cinza, já estourada, de onde as uvas irrompem sem cerimônia, traduzindo a euforia da Vindima.