Cultura

Projeto Vozes Múltiplas lança agenda cultural na Feira do Livro de Bento Gonçalves

Foto: Agendas/Crédito Paula Sandrin
Foto: Agendas/Crédito Paula Sandrin

Vinte e oito mulheres estão prontas para fazer companhia para você em 2026. O projeto Vozes Múltiplas, realizado pela bibliotecária Eunice Pigozzo e pela historiadora Cristine Tedesco, reúne em uma agenda 14 textos e 14 obras de arte de mulheres brasileiras. No início de cada mês, há um texto e uma obra que se relacionam a uma data ligada ao universo feminino, o que transforma a agenda em um produto que provoca reflexões e se integra à luta por um mundo mais igualitário na questão de gênero.

A agenda será lançada no próximo sábado, dia 25 de outubro, às 16h30min, na Feira do Livro de Bento Gonçalves. Financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) do município, o projeto vai além e ainda prevê saraus, exposição e quatro oficinas. “Eu sempre gostei de
agendas culturais e literárias e tinha guardada a vontade de fazer uma. Conversando com a Cris e aprendendo sobre as questões de gênero, entendi que havia chegado o momento e que a agenda falaria sobre a luta das mulheres”, explica Eunice.

Foto: Cristine, Eunice e Thaís/Crédito Paula Sandrin

Além de bibliotecária, ela também é livreira, portanto, ter um texto escrito por mulheres seria natural e foi o primeiro passo. Para acompanhá-los, ela convidou Cristine para fazer a curadoria das obras de arte. Juntas, elas buscaram uma data relacionada ao universo das mulheres em cada mês do ano, e, a partir daí, foram em busca do conteúdo cultural. “A curadoria do projeto Vozes Múltiplas foi um dos trabalhos mais especiais que desenvolvi
em 2025. Construir uma relação entre os temas abordados na agenda com as obras das artistas foi um processo feito com muito cuidado. O resultado é uma agenda cultural, mas também literária e artística, que busca democratizar o acesso às produções femininas brasileiras”, afirma Cristine.

Em relação aos textos, Eunice acrescenta que alguns existiam e eram do seu conhecimento,
enquanto outros foram produzidos especialmente para a agenda. Para que o acesso a esse conteúdo tão rico fosse ampliado, as obras e os textos também compõem uma exposição com 15 painéis de 1,5 metro de largura por 2,10 metros de altura. Eles foram feitos em tecido elaborado a partir do fio de garrafas pet, e a agenda é toda produzida com papel reciclado,
o que expressa a preocupação das curadoras com a sustentabilidade. “Na exposição, teremos as 12 aberturas de mês, a identidade visual, as curadoras e a relação das mulheres participantes expostas na Feira do Livro, para que o nome e a obra delas ganhe ainda mais relevância”, complementa Eunice.

A programação do dia 25 ainda inclui um sarau que terá arte ao vivo com Thaís Macedo, a designer do projeto; música com Jaiane Trivelin; e falas de Eunice e Cristine. Elas vão apresentar a agenda e ler alguns textos. Algumas das mulheres que têm suas obras na publicação também estarão no palco. É importante reforçar que elas são de vários lugares do Brasil, mas houve uma preocupação em ter representantes da cidade.

Depois do lançamento, o projeto segue com a exposição em outros três lugares de Bento Gonçalves – o Instituto Federal de Educação (com a realização do sarau), o Centro Cultural Tuiuty e o Museu do Imigrante -, além de quatro oficinas para públicos específicos de mulheres. Elas acontecerão no Instituto Joana de Desenvolvimento Humano (Bairro Municipal), no Centro Cultural Tuiuty (Distrito de Tuiuty), na Coordenadoria da Mulher/REVIVI, e na Praça CEU (bairro Ouro Verde). Em todos os eventos, as mulheres participantes receberão um exemplar da agenda e, após o lançamento, ela estará à venda na Dom Quixote Livraria pelo valor de capa de R$ 60,00.

“As exposições e os saraus buscam reconhecer a atuação das mulheres nas artes e na escrita em diversos Estados do Brasil. Com certeza, serão momentos de muitas trocas, criando condições para o reconhecimento das mulheres no âmbito artístico e literário”, afirma Cristine. As reflexões, porém, não estarão restritas a esses momentos. Assuntos como violência contra a mulher e valorização do trabalho feminino em diferentes âmbitos, por exemplo, seguirão em frente por meio da obra impressa na agenda. Nas páginas, há representantes de mulheres negras, trans, indígenas, brancas. “Quando idealizei o projeto, eu queria tratar de diversidade em um produto que acompanhasse as mulheres durante o ano”, conta Eunice. O objetivo dela foi atingido e, o seu, é aproveitar essa companhia!

Foto: Capa da Agenda/Crédito Paula Sandrin

SERVIÇO
O que: lançamento da agenda do projeto Vozes Múltiplas
Quando: 25 de outubro
Horário: 16h30min
Onde: Feira do Livro de Bento Gonçalves (Praça Via del Vino)
Quanto: gratuita. A distribuição acontecerá por meio de vouchers
Financiamento: Fundo Municipal de Cultura (FMC) de Bento Gonçalves