Cultura

Projeto “Refloresta” une obras caxienses em circulação teatral

Foto: Refloresta/Marcelo Pedroso
Foto: Refloresta/Marcelo Pedroso

Espetáculos “Khaleh” e “Um Passarinho me Contou” serão apresentados em 10 municípios com reflexão acerca da relação humana com o meio ambiente

Começa na próxima quinta-feira, dia 14 de agosto, a circulação do projeto Refloresta, que une duas obras teatrais caxienses e espaço de debate acerca das peças que abordam a relação humana com o meio ambiente. O cronograma inclui 20 apresentações de cada espetáculo, gratuitas, em dez cidades, contemplando todas as regiões do RS: Novo Hamburgo, Arroio do Meio, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Capão da Canoa, Pelotas, Bagé, Ijuí, Santa Maria e Passo Fundo. 

A primeira parada do projeto será em Capão da Canoa, na Casa de Cultura Érico Verissimo. “Khaleh”, apresentado por Aline Tanaã, terá sessões no dia 14 de agosto, às 19h30min, e no dia 15, às 20h. “Um Passarinho me Contou”, por Darlan Gebing, será apresentado no dia 15 de agosto, às 10h e às 15h. As atividades abertas à comunidade se encerram com uma roda de conversa às 21h do dia 15, no mesmo local.

Ainda neste mês, a circulação passa por Caxias do Sul, no dia 22 de agosto, com sessões para os estudantes da EEEM Alexandre Zattera.

Intercâmbio cultural

Todas as apresentações serão seguidas de debates e, em cinco cidades (Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Passo Fundo, Bento Gonçalves e Santa Maria), além dos artistas, estarão presentes nas rodas de conversa convidados locais. Profissionais da área do teatro e da produção cultural que ampliarão o debate sobre o fazer artístico e sustentabilidade; e sobre a cultura e suas relações socioambientais no ser/fazer no mundo. A ideia é que estes espaços sejam de encontro e incentivo à criação de iniciativas artísticas voltadas à sustentabilidade.

Em Capão da Canoa, a roda de conversa terá participação de Juliano Canal, que trabalha no meio cultural há mais de 28 anos. Ator, diretor, dramaturgo teatral, contador de histórias e professor de teatro. Integrante fundador do grupo de teatro – O Teatro Nó Cego/RS; graduado em Teatro – Licenciatura pela universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, Especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas. Professor de Teatro da Casa de Cultura Erico

Verissimo desde 2022 até esse momento. Coautor dos livros de poesia POET(R)IZAR, e POET(R)IZAR – PARA CRIANÇAS. Autor do livro NUNCA SOLOS (uma reunião de alguns solos dramáticos).

Sobre os espetáculos

“Um Passarinho me Contou” narra a história de um menino que investiga a vida das aves, registrando suas descobertas em um caderno de pássaros. Entre as histórias que ele compartilha, estão as do João de Barro, o Chupim e o Beija-Flor apaixonado por uma flor de plástico. Ao recordar contos que lhe foram transmitidos através de gerações, o menino, inspirado por Manoel de Barros, se lança em uma pesquisa lúdica, explorando a riqueza do mundo avícola.

“Khaleh”, por sua vez, é um espetáculo que exala acolhimento e ressignificação. Inspirado na obra “A Ciranda das Mulheres Sábias” de Clarissa Pinkkola Estés, a peça apresenta uma guardiã que guia o público por narrativas entrelaçadas, explorando memórias e ancestralidade. Através de arquétipos femininos, especialmente o da Grande Mãe, a obra denuncia a sobrecarga da Terra enquanto ser vivo e a invisibilidade da maternidade.

Sobre os atores

Darlan Gebing é mestre em educação e graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e licenciado em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul. Trabalha com teatro em Caxias do Sul – RS desde 2012. Em 2022 estreou seu primeiro solo teatral chamado “Um Passarinho me contou” que um ano depois se transformou em seu primeiro livro infantil publicado. Atua também como arte-educador e produtor cultural na região da Serra Gaúcha. Instagram: https://www.instagram.com/darlanacena/

Aline Tanaã é graduada em Psicologia em 2009. Desde 1997 é atriz, produtora cultural e facilitadora. Formação livre em artes cênicas, fez Curso de Formação de Atores pela Prefeitura de Caxias do Sul, estudou com grandes profissionais e mestres das artes cênicas, entre eles Patch Adams (EUA), Hilary Chaplin (EUA), Christian Duurvoort (RJ), Pablo Gómis Lopez (Espanha /Cique du Solei) , Jullie Goel (EUA), Alexandre Luis Casali (BA), Moshe Cohen (EUA), Ésio Magalhães (Barracão Teatro),Carlos Simioni (Lume Teatro), Pepe Nuñes (Espanha), Júlio Adrião (SP) Daniela Carmona, Lily Curcio (Argentina), Paulo Balardin, Carolina Garcia (RS), Tiche Vianna (SP), Álvaro Rosa Costa (RS). Atuando nos espetáculo “Cinta-liga/Desliga” (2009), “Marilu” (2012), “Passagem Para Dois” (2016), respectivamente dirigidos por Luciana Olendski, Hermes Bernardi Jr e Tiche Vianna. Instagram: https://www.instagram.com/aline_tanaa/