O projeto Rede Corposições lança nesta semana uma convocatória que tem como objetivo selecionar artistas ou grupos de dança, performance e/ou artes integradas para participar da programação da 1ª Edição da Rede Corposições. A proposta contempla duas frentes, a realização da Mostra Coreografias Trocadas e a Residência Artística Corposições, que serão realizadas entre 28 de novembro e 06 de dezembro, em Caxias do Sul, no Espaço Jardim Jardim. A iniciativa é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc – Editais SEDAC PNAB RS – 26-33/2024.
A convocatória selecionará quatro artistas ou grupos de dança, performance e/ou artes integradas, sendo três vagas para artistas de diferentes estados ou do Distrito Federal e uma vaga para artista ou grupo do Sul do Brasil. As atividades compreendem uma mostra de trabalhos que será realizada em espaços culturais de Caxias e, ainda, uma residência artística com orientações dos artistas locais convidados Gislaine Sacchet, Sigrid Nora, Cristina Lisot e Carlinhos Santos.
A seleção contempla vaga para solo, duos ou grupos de até três pessoas. O objetivo é gerar ações para as artes cênicas, criando a Rede Corposições, mobilizando artistas e criadores. A Rede nasce do desejo de incentivar deslocamentos espaço-temporais como gesto micropolítico e social de produção artística. Sua proposta se ancora na ideia de experimentar e investigar a arte em residência, entendendo que a descentralização é condiç&at ilde;o potente para reimaginar processos de criação, circulação e convivência.
A Rede Corposições propõe dois momentos: a Mostra Coreografias Trocadas e a Residência Corposições. A Mostra tem como proposta apresentação de trabalhos que se incluem na temática da Rede e que permite a troca entre os artistas ou grupos; entre os artistas e o público; e entre todas as pessoas envolvidas e interessadas na proposta.
A Residência parte da hipótese de que o afastamento da cidade pelos artistas ou grupos e artistas da Rede — em direção à natureza, ao silêncio e a outras temporalidades — pode abrir frestas para reconfigurar o próprio ato de criar. Nesse context o, a residência se apresenta como um território de expansão dos sentidos da criação, convocando artistas a revisitar, seus modos de fazer e seus compromissos estéticos e políticos. Toma como ponto de partida um mergulho em processos reflexivos e experimentais que desafiam formatos cristalizados e expandem o “como” se produz arte hoje.
O projeto busca proporcionar um ambiente de compartilhamento, experimentação e intercâmbio por meio de encontros, laboratórios, debates e mostras, integrando artistas locais e nacionais. Assim, busca intervir na cena cultural caxiense fomentando a arte contemporânea local e nacional, unindo ações e ideias para ampliar a formação, produção e crítica de forma transdisciplinar, incentivando a criação artística fora dos grandes centros e integrando as comunidades artísticas brasileiras e gaúchas.
Os interessados em participar terão até o dia 20 de julho para encaminhar a proposta, conforme dados necessários explicitados na convocatória. As inscrições serão realizadas por meio do formulário de inscrição próprio (link abaixo), onde estão descritos as especificidades da seleção, valores de cachê e condições de trabalho propostas. Na seleção, duas vagas serão prioritariamente destinadas a candidaturas que atendam aos critérios de Ações Afirmativas para mulheres, pessoas LGBTQIAP+, pessoas com mais de 50 anos, pessoas negras e indígenas.
A Rede Corposições é destinada a artistas que dialoguem com a dança, a performance, as artes do corpo, a escrita e as artes integradas, que tenham uma proposta (inédita ou não) para apresentar na Mostra Coreografias Trocadas e, na sequência, participar da residência artística que será realizada no Espaço Jardim, Jardim, no interior de Caxias do Sul.
Link de inscrição: https://www.jardimjardim.com/convocat%C3%B3ria