
Desde o segundo semestre de 2025, a Praça CEU tornou-se o local por excelência das poéticas exercidas por 18 integrantes do projeto cultural Poesia na ZN. Estudadas, lidas e escritas, eles estão tendo aulas sobre a arte dos versos que acompanha do ser humano deste tempos imemoriais. As aulas estão sendo ministradas por Guilherme Krema, onde cada uma é focada num poeta, tema ou estilo. Os encontros serão retomados a partir da segunda semana de janeiro de 2026.
A faixa etária dos participantes é de 17 a 70 anos, e uma parte deles fazem parte do Hip Hop, demonstrando as aproximações com música de estilo urbano e se desafiando a explorar e borrar as fronteiras estilísticas.
No decurso metodológico, grandes nomes brasileiros foram evocados para o repertório, para a bagagem de leituras como Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, da recente safra, Ana Martins Marques, Marcelo Montenegro, assim como, os temas que partem desde a observação cotidiana, do universo particular até os clássicos como a morte, o amor, a vida, a natureza.
O projeto teve plena adesão criando vínculos com as potências do escrever e de conhecer a transubstancialidade da vida em versos, revelando novos significados, onde o olhar repousa na linguagem arquitetônica das formas.
“É uma turma de muita vontade lírica; temos desde quem não escreveu nada até quem já escreve e tem intenção de publicar. O processo está sendo bem gratificante. Está sendo surpreendente ver como evoluíram desde o começo e a capacidade poética de cada um”, ressalta Guilherme.

Seja pelo Hai Cai, pelo Movimento Marginal Brasileiro surgido nos anos 1960, pelas técnicas modernistas, construtivistas, a poesia revela um pensamento que transcende a realidade para refletir a beleza, o encanto, a indignação, o simples, engrandecendo a relação subjetiva da vida no decurso do seu tempo, do particular ao universal. E isso praticadas devidamente nos passeios possíveis no bosque da Poesia na ZN.
A culminância do projeto está marcada para 28 de fevereiro de 2026 com a realização de sarau onde os participantes vão ler as poesias confeccionadas nas aulas.