Cultura

Projeto Memórias em Mosaico realiza oficinas em Bento Gonçalves

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério da Cultura e o Instituto Cultural Vale apresentam o projeto Memórias em Mosaico chegando a sua metade de percurso com oficinas que unem técnica, expressão artística e transformação coletiva em prol das vítimas dos desastres naturais que assolaram a cidade de Bento Gonçalves em 2024. A artista Fer Toniolo conduziu conversas com as três turmas participantes para posteriormente desenvolver o painel de homenagem e esperança voltado às comunidades atingidas pelos desmoronamentos. A partir dessas trocas, ela fará o desenho base, sobre o qual os inscritos aplicarão os mosaicos.

Os participantes já iniciaram o treinamento em técnica de mosaico, qualificando-se para a montagem da obra com a professora Cristiane Bertarelo. Durante os encontros — em três turmas que são realizados às quartas-feiras, às 13h30 e às 18h30, e nas quintas-feiras, às 13h30 — os inscritos também receberam aventais personalizados, resultado do apoio da Rápido Garibaldi, Politorno Móveis e Cortag.

Nesta etapa, o projeto também contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, que acompanhou o andamento das oficinas. Ele destacou a relevância da ação:

“Este projeto tem um papel essencial para a nossa comunidade, não apenas pela arte que nasce das mãos dos participantes, mas pelo significado de reconstrução, união e memória que o mosaico carrega. É um exemplo de como a cultura pode transformar e fortalecer as pessoas diante das adversidades.”, ressaltou.

A iniciativa, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Programa Rouanet Emergencial, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, segue em pleno desenvolvimento rumo à sua culminância: um mural público de 2,5 x 4,25 metros, que será instalado como legado artístico e afetivo, celebrando as raízes culturais da comunidade e sua capacidade de superação e esperança em um futuro melhor apesar do acontecido.