Cultura

Projeto Arte no Moinho do Grupo Ueba de Caxias do Sul recebe a companhia Makki

Foto: Makki Produções/Divulgação
Foto: Makki Produções/Divulgação

O projeto Arte no Moinho, idealizado pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis, segue para o seu terceiro final de semana. Desta vez, o grupo teatral caxiense recebe, no Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul, a Makki Produções, de Estância Velha, que presenteará o público com o seu teatro para crianças de todas as idades. No próximo sábado, dia 29 de março, haverá apresentação do espetáculo O Incrível Caso do Sumiço das Letras, do repertório do Grupo Ueba, e no domingo, dia 30 de março, será a vez da Makki Produções apresentar A Princesa Engasgada, uma comédia infantil para todas as idades que utiliza a linguagem da farsa como forma de expressão e traz uma montagem dinâmica e muito colorida, com figurinos e ambientação que remetem às cortes medievais. As duas atrações estão programadas para as 16h e são direcionadas ao público de todas as idades, com entrada gratuita e assentos limitados por ordem de chegada.

Fundada em 2008 por Cássio Schonarth e a esposa Ana Makki, a Makki Produções é especializada em espetáculos em todos os lugares para crianças de todas as idades. Em suas montagens, a companhia teatral valoriza o raciocínio e a capacidade de compreensão das crianças, buscando fazê-las refletir e se divertir através do lúdico.

O grupo intitula o seu trabalho de “teatro para crianças de todas as idades” ao invés de teatro infantil, pois produz espetáculos que proporcionam uma relação de sentido para a criança de cada um. São espetáculos para a família inteira aproveitar, refletir e se divertir. Utilizando cenários fáceis de transportar, que podem ser montados em qualquer lugar, a Makki Produções investe na democratização da cultura. Essa versatilidade permite que as peças do seu repertório sejam apresentadas em diferentes e variados espaços.

O projeto Arte no Moinho teve a sua estreia em fevereiro com a proposta de se estender durante cinco finais de semana, mesclando exibições de peças do repertório do Grupo Ueba aos sábados e do grupo teatral convidado aos domingos. O projeto já recebeu o Grupo De Pernas Pro Ar, de Canoas, e a Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre. A iniciativa busca promover encontros artísticos entre cinco grupos teatrais gaúchos convidados de diferentes regiões do Estado e a trupe do Ueba, oferecendo programação artística e entretimento ao público de forma gratuita ao mesmo tempo em que incentiva a troca de experiências e conhecimentos entre os grupos por meio do compartilhamento de técnicas e a exploração de novas formatações.

Aproveitando a visita do grupo convidado, o projeto prevê, em turno inverso, um encontro cultural de pesquisa, oportunidade para as duas companhias teatrais, Ueba e convidada, trocar experiências, debater e dialogar, propor exercícios cênicos, experimentar novas vivências, desenvolver outras possibilidades artísticas e trocar conhecimento. A intenção é que cada grupo saia impactado e com novas ideias para continuar suas atividades. Ao final, será produzido um dossiê dos encontros, que serão conduzidos pelo pesquisador Márcio Silveira.

SINOPSE DE O INCRÍVEL CASO DO SUMIÇO DAS LETRAS – GRUPO UEBA

O que aconteceria se todas as letras de uma cidade sumissem? Em uma cidade onde palavras, letras e livros desaparecem misteriosamente, o detetive Valter Resolve e seu assistente Funcho começam uma investigação. Com a ajuda dos cidadãos da cidade, como a bibliotecária e o cientista Dr. Treck Treck, eles seguem pistas que os levam a um suspeito. Mas será ele o verdadeiro culpado? Uma trama cheia de mistério e surpresas, onde a linguagem é a chave para resolver o enigma. O Incrível Caso do Sumiço das Letras aborda de uma maneira divertida e criativa a importância da leitura no cotidiano das pessoas. O espetáculo instiga o imaginário, convidando o público a participar e se sentir parte do universo de mistério da peça.

SINOPSE DE A PRINCESA ENGASGADA – MAKKI PRODUÇÕES

A Princesa Engasgada conta a história de um camponês que é confundido com um médico e acaba sendo obrigado a curar a filha do rei, uma princesa que estava engasgada com uma espinha de peixe. A perspicácia, a sorte e a esperteza do camponês fazem dele o médico mais famoso de todo o reino. O texto é baseado em uma lenda medieval que também serviu de inspiração para o dramaturgo francês Molière escrever “O médico à força“, um de seus textos mais encenados em todo o mundo. Utilizando a linguagem da farsa como forma de expressão, A Princesa Engasgada é uma comédia infantil para todas as idades. Dois atores se revezam para dar vida às peripécias de cinco personagens, em uma montagem dinâmica e muito colorida, com figurinos e ambientação que remetem às cortes medievais.

SERVIÇO
O QUÊ: Projeto Arte no Moinho
PROGRAMAÇÃO DO TERCEIRO FINAL DE SEMANA:
29 de março, às 16h – O Incrível Caso do Sumiço das Letras/Grupo Ueba
30 de março, às 16h – A Princesa Engasgada/Makki Produções (convidado de Estância Velha)
LOCAL: Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul)
ENTRADA: Gratuita, com assentos limitados por ordem de chegada

*Em caso de chuva, os espetáculos poderão sofrer alterações.