Foto: Freepik
Foto: Freepik

A Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves segue recebendo as pré-inscrições para as Oficinas Culturais até 30 de janeiro de 2026. A partir de 02 de fevereiro, iniciarão as inscrições presencialmente. As pré-inscrições devem ser feitas por meio do WhatsApp (54) 99222.7233.

São mais de 35 modalidades que valorizam a multiplicidade vivências e as experiências transformadoras. Os eixos envolvem sonoridades, visualidades, corporalidades e textualidades ampliando o diálogo entre diversos setores do guarda-chuva da cultura com patrimônio, memória, identidade, linguagens artísticas, em consonância com as demandas contemporâneas e transversais como a educação e saúde.

Dança, teatro, música, artesanato, fotografia, belas artes, entre outros, são as linguagens eternas da expressão simbólica humana e, nas Oficinas, auxiliam os alunos a desenvolver suas habilidades e conexões com os mundos sensíveis e criativos, em diferentes e variadas técnicas, milenares e modernas. Assim, as Oficinas enriquecem as produções de sentidos, ato comunicativo entre a relação do mundo subjetivo com o exterior, despertares e conexões para além do aprendizado.

Em 2026, para além das clássicas, a Casa das Artes vem oferecer para a comunidade, novas oficinas como Percussão, Audiovisual, Artesanato com cerâmica fria, Capoeira, Alongamento, Dança Coreográfica, Criação Teatral, Ballet – preparação para a ponta, Ballet para adultos, Brincadeiras Musicais e Rodas Cantadas, Artesanato com Pintura de Estatuetas de Gesso, Artesanato com Decoração, Artesanato com Pontilhismo em Porcelana. Como se vê, tem-se uma visão abrangente de técnicas e métodos.

Uma das novidades é a Criação Artístico Literária objetiva proporcionar uma visão teórica e prática da criação literária e artística, desenvolvendo a sensibilidade e o repertório cultural dos participantes. O trabalho inclui exploração da narrativa, do texto poético e da ilustração, por meio de dinâmicas de grupo, jogos criativos, promovendo leitura e discussão de textos, rodas de conversa e compartilhamentos de produções.

A outra está ligada a preservação do patrimônio imaterial mais especificamente com o Talian, língua cooficial de Bento Gonçalves desde 2016, símbolo da identidade local. Já Macramê para pessoas cegas, técnica de tecelagem, objetiva-se criar cada vez mais espaços de inclusão para portadores de deficiências, estreitando e fomentando ferramentas para o desenvolvimento de autoexpressão deste público. Nesta perspectiva, o Curso de Libras, cada vez mais requisitado, espelha a valorização das transformações das dinâmicas sociais, estimulando a sua difusão e pleno acesso, reconhecendo a diversidade dos grupos presentes na cartografia humana.

As Oficinas da Casa das Artes têm, entre outros objetivos, o fortalecimento das mesmas como agentes de transformação social e de desenvolvimento integral, sendo política pública fundamental para o bem-estar coletivo e individual. O início das Oficinas está marcado para 09 de março de 2026.