Cultura

Pré-Conferências de Cultura iniciam nesta quinta-feira (11) em Bento Gonçalves

Até primeira quinzena de outubro, serão 14 encontros com a sociedade civil com o propósito de construir colaborativamente o Plano Municipal de Cultura 2026-2036.

Foto: Casa das Artes/Tânia Meinerz/Cartografia dos Palcos
Foto: Casa das Artes/Tânia Meinerz/Cartografia dos Palcos

Nesta quinta-feira, dia 11 de setembro, a partir das 18h30, ocorre na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, a abertura das Pré-Conferências de Cultura com o objetivo de construir juntamente com a sociedade civil o Plano Municipal de Cultura 2026-2037.

O primeiro encontro tem foco no segmento Culturas Populares, Étnicas e Tradicionais: Cultura Polonesa, Italiana, Alemã, entre outras, com o tempo previsto de duração de horas, sendo organizada em três etapas: exposição introdutória sobre legislação e instrumentos de gestão cultural; rodas de conversa ou grupos de trabalho, com diagnóstico e proposição de políticas públicas; sistematização das ideias e propostas, que serão encaminhadas para a Conferência Municipal de Cultura.

Já no dia 13 de setembro, a partir das 8h30, o segundo encontro terá como tema Culturas Populares, Étnicas e Tradicionais: Cultura Afro-brasileira/ Povos tradicionais de Matriz Africana, a ser trabalhado nos mesmos moldes descritos acima.

O Plano Municipal de Cultura 2015-2025 foi um marco nas políticas públicas do setor, sendo um documento norteador do diagnóstico dos segmentos artísticos, dos equipamentos culturais presentes, das estratégias, ações e prioridades nas esferas: simbólica, cidadã, sustentável, economia criativa, entre outras. Em suma, o Plano é a cartografia das competências de cada instância pública para assegurar o peno exercício da diversidade, proteção das artes e expressões culturais, da universalização do acesso à cultura, condições para a consolidação da economia e da participação social nos mecanismos de debates.

De lá para cá, o cenário mudou, sendo preciso rever e atualizar as diretrizes, metas e estratégias para o setor, com o objetivo de levantar demandas, identificar potencialidades e apontar desafios da realidade cultural do município. Ao mesmo tempo, garantem uma qualificação do debate e a construção coletiva de propostas que irão estruturar as políticas públicas para os próximos dez anos.

“É de suma importância a presença dos trabalhadores da cultura para a elaboração do plano decenal. É um momento histórico que projeta as prioridades da realidade de nosso município, para dar continuidade ao seu desenvolvimento cultural e assegurando os direitos de expressão”, enfatiza o Secretário de Cultura, Evandro Soares.

Os resultados obtidos formarão o documento-base a ser discutido de maneira ampliada durante a Conferência Municipal de Cultura, cuja data será anunciada em breve.

11/09 – 18h30 – Culturas Populares, Étnicas e Tradicionais: Cultura Polonesa, Italiana, Alemã, entre outras.

13/09 – 8h30 – Culturas Populares, Étnicas e Tradicionais: Cultura Afro-brasileira/ Povos tradicionais de Matriz Africana.

15/09 – 18h30 – Culturas Populares, Étnicas e Tradicionais: Cultura Urbana/Hip Hop.

17/09 – 18h30 – Culturas Populares, Étnicas e Tradicionais: Cultura Indígena.

23/09 – 18h30 – Culturas Populares, Étnicas e Tradicionais: Migrações Contemporâneas.

25/09 – 18h30 – Culturas Populares, Étnicas e Tradicionais: Cultura Tradicionalista

27/09 – 8h30 – Audiovisual e Mídias Digitais

29/09 – 18h30 – Artes Cênicas (teatro, circo, ópera e congêneres)

01/10 – 18h30 – Dança

04/10 – 8h30 – Artes Visuais, Design e Artesanato

07/10 – 18h30 – Literatura, Livro e Leitura

09/10 – 18h30 – Música

11/10 – 8h30 – Produção Cultural, Técnicos e Economia Criativa

13/10 – 18h30 – Patrimônio Cultural (material, imaterial, memória e museus)