
Artistas de todo o Rio Grande do Sul têm acesso à primeira plataforma colaborativa dedicada à catalogação da arte urbana do Rio Grande do Sul, criada para mapear, registrar e valorizar as produções que transformam o território gaúcho em uma imensa galeria a céu aberto, intitulada Murais do Sul. A iniciativa nasce com o propósito de preservar o acervo de arte urbana, estimular novas produções e fortalecer a rede de artistas, produtores e gestores culturais que constroem o cenário das artes visuais no estado.
A plataforma — acessível em www.muraisdosul.com.br — funciona como um banco de dados coletivo, convidando artistas e comunidades a cadastrarem obras, projetos e intervenções urbanas. “A ideia é formar um acervo vivo, em constante expansão, que reflita a potência criativa das ruas gaúchas”, revela Vinicius Amorim, criador do projeto, que é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através de edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Os interessados em participar podem solicitar um usuário colaborador e contribuir com informações, registros e localizações de murais, grafites, estênceis e outras expressões de arte pública.
Oficinas formativas chegam a nove municípios gaúchos a partir de 07 de novembro
Entre novembro e dezembro de 2025, o Murais do Sul realiza o circuito de oficinas presenciais “Como Potencializar a Arte Urbana no RS?”, com atividades formativas em nove cidades gaúchas: Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Pelotas, Capão da Canoa e Novo Hamburgo. As oficinas têm como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da arte urbana, abordando desde processos curatoriais e de catalogação até modelos de financiamento, práticas seguras de pintura mural e estratégias de transformação urbana. Cada oficina tem duração de um dia, com encontros das 10h às 12h e das 14h às 17h, e inscrições gratuitas pelo site www.muraisdosul.com.br/oficinas ou pelo Instagram @muraisdosul.
As atividades serão conduzidas por artistas e profissionais com ampla experiência na área. O artista visual, curador e gestor cultural André Venzon ministra a oficina Catalogar é Preciso!, abordando formação de acervo, curadoria e catalogação de arte contemporânea. Tio Trampo, artista visual, muralista e arte-educador pioneiro da arte urbana no RS, apresenta Os Desafios do Artista Urbano na Pintura de Grandes Murais, com foco em gestão de tempo, planejamento de layout e segurança em altura. A gestora e produtora cultural Juliana Brondani conduz Financiamento através das Leis de Incentivo e Editais, oferecendo fundamentos de gestão cultural e elaboração de projetos, com simulações práticas e estratégias de captação.
Leonardo Marquez e Isa Scopel, do TransLAB.URB, apresentam Arte Pública, Urbanismo e Transformação Social, discutindo como intervenções artísticas fortalecem a vitalidade urbana e o pertencimento comunitário. E Vinícius Amorim, Relações Públicas e produtor cultural, compartilha sua experiência em O Poder Transformador da Arte Urbana, com foco em mapeamento de locais, autorizações e captação de recursos, inspirando artistas a transformar cidades em galerias a céu aberto.
O circuito passa por nove municípios do estado: Caxias do Sul (07/11), Santa Cruz do Sul (08/11), Uruguaiana (14/11), Santa Maria (15/11), Passo Fundo (21/11), Ijuí (22/11), Pelotas (05/12), Capão da Canoa (12/12) e Novo Hamburgo (13/12). “O Murais do Sul percorre mais de 4.000 km conectando pessoas, ideias e territórios. Em cada cidade, o projeto promove trocas entre artistas, produtores e comunidades, fortalecendo redes locais e incentivando a arte urbana como prática de valorização cultural e revitalização urbana” afirma Amorim.
Legado – convocatória aberta para artistas urbanos vai produzir nove novos murais pelo estado
Após o circuito formativo, o projeto segue com uma convocatória aberta para artistas urbanos, prevista para dezembro de 2025, que resultará na pintura de nove novos murais, um em cada cidade visitada, entre janeiro e fevereiro de 2026. As obras simbolizam o legado do projeto: a arte como ferramenta de transformação social, cidadania e pertencimento. O cronograma geral do projeto contempla as oficinas em novembro e dezembro de 2025, a convocatória de artistas em dezembro de 2025 e as pinturas dos murais entre janeiro e fevereiro de 2026. Além de consolidar uma plataforma digital de catalogação, o Murais do Sul atua presencialmente nas cidades, criando pontes entre o que já foi produzido e o que ainda está por vir.
“O Murais do Sul nasce para mapear o que existe e inspirar o que ainda vai ser pintado. É uma plataforma viva, construída por quem acredita que a arte urbana é expressão, memória e transformação”, declara.
Apresentado pelo Ministério da Cultura (@minc) e pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (@sedac_rs), através de edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o projeto tem produção da Pólen Arte em Movimento (@art.polen), financiamento do Pró-Cultura RS e apoio das prefeituras de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Pelotas, Capão da Canoa e Novo Hamburgo.
Calendário das Oficinas
| 07/11 (Sex) | Caxias do Sul | Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312) | 
| 08/11 (Sáb) | Santa Cruz do Sul | Coworking Cultural (R. Tiradentes, 15) | 
| 14/11 (Sex) | Uruguaiana | Biblioteca Municipal (R. Santana) | 
| 15/11 (Sáb) | Santa Maria | Edutech (R. Manuel Ribas, 2038) | 
| 21/11 (Sex) | Passo Fundo | Galeria Estação da Arte (Praça Marechal Floriano, s/nº) | 
| 22/11 (Sáb) | Ijuí | Estação de Cultura e Lazer Sady Strapazzon (R. do Comércio, 926) | 
| 05/12 (Sex) | Pelotas | Otroporto (R. Benjamin Constant, 701A) | 
| 12/12 (Sex) | Capão da Canoa | Auditório da Prefeitura (Av. Paraguassu, 1881) | 
| 13/12 (Sáb) | Novo Hamburgo | Secretaria Municipal da Cultura – Sala de Reuniões (Av. Dr. Maurício Cardoso, 132) | 
OFICINAS
“Catalogar é Preciso” | André Venzon
A oficina aborda a formação e gestão de acervos de arte urbana, curadoria e catalogação de arte contemporânea. O artista compartilha sua experiência em políticas curatoriais e preservação de obras, propondo uma visão prática sobre como construir e cuidar de um acervo vivo e acessível.
Artista visual, curador e gestor cultural de Porto Alegre, mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS e especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona, na Espanha. Sua pesquisa parte dos tapumes na paisagem urbana, transformando elementos arquitetônicos em poéticas visuais. Foi diretor do MACRS por duas gestões, coordenador da Galeria Ecarta e hoje é curador geral do MAPA e da Pinacoteca Ruben Berta. Entre suas curadorias, destacam-se Nem Eu, Nem Tu: Nós (Santander Cultural, 2017) e Cinco Elementos (Farol Santander, 2025).
“Os Desafios do Artista Urbano na Pintura de Grandes Murais” | Tio Trampo
O encontro destaca três pilares fundamentais para o trabalho profissional com muralismo: gestão do tempo, organização do layout e segurança em altura, com foco em metodologias de criação e execução de murais de grande escala.
Artista visual, muralista e arte-educador pioneiro da arte urbana no RS. Desde os primórdios do graffiti gaúcho, conecta criação e educação, levando a linguagem das ruas para espaços institucionais e pedagógicos. Participou de encontros e exposições em diversas capitais brasileiras, sempre defendendo o potencial da arte como ferramenta social. Sua obra une a ousadia do graffiti à precisão geométrica, transformando muros em diálogos visuais que celebram a pluralidade das ruas e reafirmam a arte como potência coletiva.
“Financiamento Através das Leis de Incentivo e Editais” | Juliana Brondani
A atividade apresenta os fundamentos para criação, inscrição e gestão de projetos culturais em editais e leis de incentivo. Serão discutidas estratégias de planejamento, captação e parcerias, com exercícios práticos e debates sobre novas formas de financiamento e fruição cultural.
Gestora e produtora cultural, especialista em Gestão Cultural pelo Senac-RS e bacharel em Teatro – Direção Teatral pela UFRGS. Atua na elaboração e gestão de projetos culturais e corporativos pela Brondani Planejamento Cultural, atendendo artistas e empresas como Coca-Cola, UniRitter, SESI-RS e ThoughtWorks. Criou projetos autorais como o Festival dos Pitocos e Estações Kombina, e gerenciou iniciativas como Circuito da Alegria, Rindo Afú, Festival Arte Salva, MAAPA e Suave_Cine Quintal. Também possui trajetória como atriz em montagens dirigidas por Júlio Conte.
“Arte Pública, Urbanismo e Transformação Social” | Isadora Scopel e Leonardo Márquez
O diálogo propõe pensar a arte como ferramenta de transformação social e construção coletiva do espaço urbano. Serão abordados conceitos de placemaking, urbanismo ecológico e pertencimento comunitário, com exemplos de como a arte pública pode promover identidade local, inclusão e vitalidade nas cidades.
Coletivo que desenvolve projetos de inovação social urbana, unindo arte, urbanismo e ativismo. Atua em quatro frentes: Cocriação & Participação, Pedagogia Urbana, Ativação Urbana e Regeneração Urbana, conectando tecnologias sociais, metodologias colaborativas e práticas de placemaking. Suas ações utilizam ferramentas do Urbanismo Tático, Urbanismo Hacker, Sociologia e Etnografia, promovendo processos participativos que transformam o espaço público e fortalecem o engajamento comunitário.
Isadora é arquiteta e urbanista, mestranda em Arquitetura Paisagística pela UFRJ, com experiência em projetos urbanos, intervenções e inovação social. Desenvolve pesquisas sobre ecofeminismo e urbanismo ecológico, integrando dimensões sociais e ambientais ao planejamento urbano. Atua na criação de processos colaborativos e tecnologias sociais voltadas à cocriação e à participação cidadã, com foco em sustentabilidade e regeneração urbana.
Leonardo é ativista social, urbanista, placemaker e músico. É idealizador do TransLAB.URB e do Instituto de Pesquisa em Inovação Social – Translab, rede internacional de laboratórios cidadãos. Co-fundou a Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo, o Placemaking Brasil e os projetos Raiz Urbana (rede FAO-ONU) e Corredor Sur. Integra redes internacionais como Placemaking LatinoAmérica, Jane’s Walk, CivicWise e Frena La Curva, articulando práticas colaborativas e processos cívicos em diferentes territórios.
“O Poder Transformador da Arte Urbana” | Vinicius Amorim
Com base na experiência do Festival Olhe Pra Cima, o produtor compartilha o passo a passo para idealizar, articular e realizar projetos de arte urbana — desde o mapeamento e liberação de espaços até a captação de recursos — incentivando artistas a transformar as cidades em verdadeiras galerias a céu aberto.
Relações Públicas e produtor cultural, fundou a Pólen – Arte em Movimento, produtora dedicada a projetos em artes visuais com foco em fotografia contemporânea, arte pública e urbana. É representante no sul do Brasil do Art Battle, a maior competição de pintura ao vivo do mundo, aproximando o público do processo criativo dos artistas. Idealizador e curador do Festival Olhe Pra Cima, o primeiro festival de muralismo contemporâneo do sul do país, que trouxe para o Rio Grande do Sul o movimento mundial de pintura em grandes fachadas.