Determinado a se engajar nas diversas ações de promoção do livro, da leitura e da literatura, o patrono da 41ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul, Pedro Guerra, organizou uma coleta e doação de livros para diversas entidades e escolas. Ao todo, ele distribuiu 857 exemplares, entre seus títulos lançados, além de outras publicações.
Desde que foi convidado a ser patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul, o escritor Pedro Guerra ficou pensando em ações que pudessem contribuir para as diversas iniciativas do principal evento literário de Caxias do Sul. A princípio, pensou em juntar 410 livros para doação, aliando a ideia à 41ª edição da Feira. Mas foi além. Conseguiu juntar 857 livros, entre novos e usados em boas condições. O acervo foi distribuído para a Lefan – Legi ão Franciscana de Assistência aos Necessitados, Enca – Entidade Assistência à Criança e Adolescente, EMEF San Genaro, EMEF Machado de Assis e Casa Anjos Voluntários – onde, aliás, existe a Biblioteca Pedro Guerra. Ainda serão entregues exemplares para uma escola de Farroupilha.
Além disso, o patrono da Feira do Livro também conseguiu recursos para levar alunos de duas instituições para participar de algum dia da programação. As duas visitas serão de crianças do Enca e da Anjos Voluntários em data a ser definida entre 26 de setembro e 12 de outubro. O valor para a locação do ônibus para a locomoção dos estudantes foi obtido através de uma rifa.
“É dever do Patrono movimentar um pouco a Feira. Fiz isso com a ajuda do meu pai e da minha mãe. Se a gente conseguir mais livros, durante os dias da Feira a gente vai “esquecer” os livros nos bancos da Praça Dante para que as pessoas possam encontrar e levar para casa”, diz Pedro Guerra.
A realização da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul é da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e da Associação dos Livreiros Caxienses – ALCA, com financiamento do PRO-CULTURA – Sedac – RS.