Um festival de teatro com espetáculos dedicados às artistas mulheres: essa é a proposta do Gurias em Cena, evento lançado na sexta-feira (9) no Sesc de Passo Fundo. O festival se propõe a preencher uma lacuna cultural do município, que desde 2016 não conta com festival voltado exclusivamente ao teatro.
A iniciativa é das atrizes e produtoras Ana Marques e Dani DalForno, integrantes do grupo Teatro Depois da Chuva, um dos mais longínquos em atividade no município. O festival começa em 30 de maio e vai até 7 de junho.
— Nosso propósito é movimentar a cidade com uma semana repleta de espetáculos teatrais para todas as idades, valorizando especialmente o fazer artístico das mulheres que, por muito tempo na história do teatro, não tiveram o destaque merecido — afirma Marques.
Além de proporcionar espaço para a arte feminina, o Gurias em Cena ainda visa ocupar três dos principais pontos culturais da cidade: o Teatro Municipal Múcio de Castro, o Teatro do Sesc e o Rito Espaço Coletivo.
Apresentações também serão realizadas no Centro de Referência da Mulher e na escola do distrito de São Roque, no interior de Passo Fundo, com o objetivo de descentralizar a cultura e levá-la para públicos em todos os espaços.
— O festival é realizado, principalmente, por mulheres. Nosso objetivo é dar destaque ao trabalho da mulher, porém queremos que os homens estejam junto, sim! São bem-vindos nos bastidores e na plateia, mas o protagonismo da cena é das mulheres — explicou DalForno.
O Festival de Teatro Gurias em Cena é uma produção do Teatro Depois da Chuva através da Lei Aldir Blanc. O financiamento é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pelo ProCultura e tem realização do Governo Federal.
Programação
30 de maio
- Espetáculo: As Phynas de Fenabephy, às 19h30, no Teatro do Sesc
31 de maio
- Espetáculo Fragmentos D’Elas, às 20h, no Teatro Municipal Múcio de Castro
- Oficina de Yoga, 14h, no Rito Espaço Coletivo
1º de junho
- Espetáculo Circo da Rarley, 16h, em frente ao Rito Espaço Coletivo
2 de junho
- Espetáculo História (Des)contada, na Escola Rural João Rosso, no distrito de São Roque
3 de junho
- Espetáculo Mãe Preta, Fonte para nossas Artes, 20h, no Teatro Municipal Múcio de Castro
4 de junho
- Espetáculo As Leves e Discretas, 13h30, no Centro de Referência da Mulher
5 de junho
- Espetáculo Clarice Mulher, às 20h, no Teatro Municipal Múcio de Castro
6 de junho
- Mostra Jovens Artistas, às 19h, no Rito Espaço Coletivo
7 de junho
- Espetáculo Carolina e outras vozes, às 20h, no Teatro do Sesc
- Oficina Palhaçaria Feminina, às 14h, no Rito Espaço Coletivo
Ingressos
Os ingressos serão vendidos por R$ 20 e meia-entrada no valor de R$ 10. Os ingressos comprados antecipadamente terão o valor da meia. As vendas estarão disponíveis a partir de 15 de maio pelo Sympla ou presencialmente na padaria Pantik. Quem adquirir um ingresso é convidado a doar alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas lideradas por mulheres. O valor arrecadado com a venda dos ingressos será revertido para o pagamento de cachê das artistas que vão ministrar a Mostra Paralela Jovens Artistas.
Fonte: GZH