Foto: Leque/Créditos João Genaro
Foto: Leque/Créditos João Genaro

A partir do dia 12 de dezembro será possível conferir mais uma exposição selecionada pela Convocatória de Arte – Ocupação Galeria de Artes 2025, da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. A exposição Calidez, do artista mineiro João Genaro, nos convida a compreender, de uma vez por todas, as ondas de aquecimento enfrentadas pelo planeta.

Por meio de colagens, objetos, esculturas e instalações, o artista esclarece de maneira lúdica e alarmante informações referentes ao aquecimento do Brasil durante os anos de 1922 a 2022. Os dados utilizados pelo artista mineiro foram coletados e transformados em cores quentes e frias pelo professor e climatologista inglês Ed Hawkins, da University of Reading, na Inglaterra. A exposição acontece logo após a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP 30, realizada na cidade de Belém do Pará no mês de novembro de 2025.

A abertura contará com uma conversa com o artista às 19h da sexta-feira, 12 de dezembro, e poderá ser visitada até o dia 25 de janeiro, de forma gratuita, nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas-feiras, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h. No período festivo, haverá recesso de 22 de dezembro de 2025 a 04 de janeiro de 2026, com retorno no dia 05 de janeiro de 2026. 

O artista também realizará duas oficinas de colagem: um encontro direcionado ao Programa Educativo UAV para escolas de educação formal e outro aberto ao público entre 10 e 15 anos, no Verão UAV, na tarde do dia 24 de janeiro. Inscrições gratuitas através do site artesvisuais.caxias.rs.gov.br.

A exposição tem classificação indicativa livre e apresenta, através de televisores acessíveis instalados junto à mostra, audiodescrição da galeria e da expografia, além de apresentação em LIBRAS e rampa de acesso.

Sobre o artista:
João Genaro, 1983 (Poços de Caldas, MG).
Vive no Rio Grande do Sul há cerca de 20 anos e mora na cidade de Bento Gonçalves. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas, trabalhou como arte-educador no Instituto Moreira Salles, desenvolveu oficinas de arte em escola municipal no interior do Rio Grande do Sul e participa de salões e exposições de arte desde 2007. Entre os destaques estão: 5º Prêmio Branco de Melo, 4º Social Art Award, 53º Salão Arte Contemporânea de Piracicaba, Residência Artística BDMG/Cordisburgo, 8ª Bienal do Mercosul, 36º Salão Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, 14º Salão Unama Pequenos Formatos, entre outras exposições. Trabalha com a ressignificação de objetos, esculturas, instalações, intervenções urbanas, design gráfico e colagens. Atualmente desenvolve série de trabalhos que abordam de maneira lúdica e indagadora as ondas de aquecimento e destruição enfrentadas pelo planeta.

Serviço:

• Exposição “CALIDEZ”, de João Genaro
Período expositivo: 12 de dezembro de 2025 a 25 de janeiro de 2026
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Visitação: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas-feiras, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h
Visitação online: artesvisuais.caxias.rs.gov.br
Atividade presencial, online e gratuita
Classificação indicativa: livre
Horários de final de ano: recesso de 22 de dezembro de 2025 a 04 de janeiro de 2026

• Visita mediada de abertura – Exposição “CALIDEZ”, de João Genaro
Dia: 12 de dezembro, sexta-feira, às 19h
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

• Oficina de Colagem, com João Genaro
Atividade direcionada ao Programa Educativo UAV
Dia: 17 de dezembro, às 14h
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

• Verão na UAV – Oficina de Colagem, com João Genaro
Atividade aberta ao público de 10 a 15 anos
Dia: 24 de janeiro de 2026, às 14h30
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Inscrições gratuitas: artesvisuais.caxias.rs.gov.br