
Em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, promove no sábado, dia 22 de novembro, uma programação especial que celebra a chegada dos primeiros imigrantes italianos ao município.
A partir das 16h, o Museu Municipal será o cenário de um verdadeiro encontro de gerações, reunindo música, teatro, gastronomia típica e, claro, muito espumante, símbolos da identidade e da tradição garibaldense.
O evento também marcará a inauguração do monumento em homenagem à chegada dos imigrantes à cidade, obra que retrata a travessia dos colonizadores desde a Itália até as terras gaúchas.
O Monumento
Realizado pelo artista, Ruy Stefani, a obra representa os elementos da colonização, junto à passagem do tempo e o legado deixado por aqueles que ajudaram a construir a história de Garibaldi e da Serra Gaúcha. No monumento há também a presença de Giuseppe e Anita Garibaldi, simbolizando valores de liberdade, transformação e pertencimento.
Programação
- 16h – Protocolo de abertura
- 16h30min – Coral Stella D’Italia
- 17h – Celebração da primeira missa em italiano, com o Coro Elo Sonoro liturgia e cantos
- 18h – Apresentação teatral “Speranza”, que retrata a chegada dos imigrantes
- 19h – Inauguração do monumento, com participação do Coro Elo Sonoro.
O evento é uma realização da Prefeitura de Garibaldi e Comissão Especial do Sesquicentenário da Imigração Italiana, formada pelas comunidades pertencentes a Colônia Conde D’eu.